Há 10 anos, Fluminense vencia o Grêmio por 5 a 4 pelo Brasileirão, em jogo histórico de Fred
Partida foi marcada por diversas viradas e quatro gols de Fred; placar se repetiu em 2019, na Arena do Grêmio, com nova vitória do Fluminense sob o comando de Fernando Diniz
- Matéria
- Mais Notícias
O dia 16 de novembro é lembrado com carinho por parte da torcida do Fluminense. Há dez anos, o Tricolor batia o Grêmio por 5 a 4, no então Engenhão (atual Estádio Nilton Santos), pelo segundo turno do Brasileiro de 2011. Mesmo sofrendo o primeiro gol, o time conseguiu reverter o placar em um jogo emocionante, marcado por viradas e quatro gols de Fred. Como se destino fosse, o episódio se repetiu oito anos depois, pela mesma competição.
Relacionadas
A partida, válida pela 35ª rodada do Brasileirão, trouxe um Fluminense questionado após uma derrota para o América-MG, em casa, e que ainda lutava para alcançar a liderança da competição, na busca pelo quarto título - que só veio no ano seguinte. Em melhor momento que o adversário, todas as fichas estavam do lado do Tricolor.
+ Relembre 10 duelos inesquecíveis entre Fluminense e Grêmio
Contudo, foi o Grêmio que abriu o placar naquela noite. Em uma falha de Cavalieri, Rafael Marques marcou para o visitante. O Flu logo reagiu e, aos 24 minutos, Fred aproveitou a cobrança de falta de Marquinho e deixou tudo igual. No último lance da primeira etapa, o time sulista marcou o segundo gol em cobrança de falta de Marquinhos.
O Fluminense voltou com sede de virada para o segundo tempo. Aos sete minutos, Deco endereçou um lançamento para Fred, que empatou de novo. No 2 a 2, o time ganhou confiança e dominou a situação. Aos 16 minutos, Rafael Sobis marcou o gol da virada com um chute no ângulo. Com a vantagem, o time relaxou e permitiu o cabeceio de Brandão, que empatou pela terceira vez. No lance seguinte, Adilson fez o quarto do Grêmio.
Quando o jogo parecia perdido, Adilson cometeu um pênalti em Carlinhos, convertido por Fred. Para sacramentar a atuação incrível, Fred aproveitou cruzamento na área gremista e cravou o quinto gol do Fluminense, aos 36 minutos. Assim, o Tricolor foi alçado à terceira colocação da tabela e seguiu vivo na disputa do Brasileiro de 2011, conquistado pelo Corinthians semanas depois.
> Confira a classificação da Série A do Brasileiro
A HISTÓRIA SE REPETE
Coincidentemente, o mesmo placar se repetiu em 2019, desta vez na Arena do Grêmio. Dessa vez, um Fluminense em baixa, na lanterna do Brasileirão e que buscava sua primeira vitória no campeonato sob o comando de Fernando Diniz, enquanto o time gaúcho tinha como objetivo a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Mesmo com a realidade 'inversa' dos clubes, a improvável vitória tricolor aconteceu.
André, Alisson e Jean Pyerre abriram três gols de vantagem para os mandantes ainda no primeiro tempo, mas Yony González e Luciano diminuíram o prejuízo antes do intervalo. No retorno, Matheus Ferraz e Pedro marcaram, assim como Yony, que marcou o seu segundo da partida, e que deu a vitória ao Flu.
Nesta temporada, contudo, a história não se desenhou da mesma forma. No primeiro turno, o Fluminense perdeu para o Grêmio por 1 a 0. Na segunda etapa do Brasileiro, pela 32ª rodada do Brasileiro, o resultado foi o mesmo. Assim como em 2019, a vitória do confronto ajudou o Grêmio na luta contra o rebaixamento, fato superado após a virada do Tricolor sobre o Palmeiras no último domingo.
*Estagiária sob a supervisão de Cayo Pereira
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias