Adversário nesta quarta-feira, o Cruzeiro voltará a enfrentar o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro depois de quatro anos. Após disputar a Série B em três edições seguidas (2020, 2021 e 2022), o time mineiro finalmente conseguiu retornar à elite, onde faz boa campanha nesta temporada.
No último encontro entre os clubes, em outubro de 2019, mineiros e cariocas empataram no Mineirão em 0 a 0. O jogo marcou a última vez que o centroavante Fred enfrentou o Fluminense, já que no ano seguinte ele voltou ao time de Laranjeiras. E durante a partida, o atacante chegou a balançar as redes, mas teve o gol anulado.
+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Brasileiro 2023
O centroavante marcou no início do segundo tempo na ocasião, de cabeça, mas o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima revisou o lance no VAR e pegou falta na origem da jogada. O passe que terminou no gol foi de Egídio, que posteriormente também jogou no Fluminense.
Hoje diretor de planejamento do Fluminense, Fred encerrou a carreira no ano passado no Tricolor. Ao todo, foram 382 jogos e 199 gols marcados na equipe carioca, onde conquistou dois Brasileiros e dois Cariocas. Na Justiça, o ex-jogador cobra do Cruzeiro mais de R$ 30 milhões em dívidas.
Ao final de 2019, o Cruzeiro foi rebaixado, enquanto o Fluminense terminou o Brasileirão na 14ª colocação. No ano passado, as equipes se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil, e o Tricolor levou a melhor com duas vitórias: 2 a 1 na ida e 3 a 0 na volta.