O Fluminense inicia oficialmente, nesta quarta-feira, uma parceria inédita com uma nova marca fornecedora de materiais esportivos. A americana Under Armour deu lugar à inglesa Umbro na produção dos uniformes do Tricolor, que serão lançados em um evento com transmissão ao vivo no canal de Youtube do clube, a partir das 19h. Em meio à pandemia do coronavírus, o Flu aposta na boa inserção da empresa no mercado brasileiro para alavancar as vendas em todo o país e garantir algumas cifras a mais nas receitas.
A marca inglesa é uma velha conhecida no mercado brasileiro e veste outros clubes da Série A como Santos, Grêmio, Cruzeiro, Athletico-PR, Sport, Avaí e Chapecoense. Ao contrário da fornecedora anterior, que ainda buscava melhor inserção no país, a Umbro já dispões de uma rede distribuição ampla e efetiva por todo o território nacional, algo que se tornou essencial para quase todas as áreas durante a pandemia.
O Fluminense aposta na parceria para ampliar as vendas para regiões em que enfrentou dificuldades em fazer chegar os itens licenciados com a Under Armour e, antes, com a DryWorld. O clube chegou a pensar em criar uma marca própria, mas recuou diante das dificuldades logísticas no horizonte.
O lançamento antes do retorno dos jogos oficiais é mais uma estratégia do clube para garantir a entradas de recursos, em tempos de dificuldades econômicas impostas pela paralisação do esporte.
– A Umbro coloca mais de quatro milhões de produtos anualmente no mercado e, com isso, teremos uma boa representação do nosso escudo em peças oficiais, chegando a milhares de pontos de vendas em todo o Brasil – afirmou o presidente Mário Bittencourt, no anúncio da parceria, em dezembro.
Será a primeira vez que a Umbro vestirá o Fluminense em toda a história do clube. Os valores e a duração exata do contrato não foram divulgados. Em um primeiro momento, os uniformes serão comercializados apenas pela internet, em razão da recomendação de isolamento social e os preços ainda não foram revelados.
De olho no mercado carioca
Na outra ponta, a empresa enxerga no clube das Laranjeiras uma oportunidade de ampliar a visibilidade no mercado carioca, conforme explicou ao LANCE! o brand manager da Umbro Brasil, Eduardo Dal Pogetto.
– A Umbro é uma marca que ama demais o futebol, e por esse motivo buscamos clubes que tenham essa sinergia com a gente, assim como é o Fluminense, que também traz em sua história origens inglesas. O clube terá um papel importante para nossa projeção em todo o território do Rio de Janeiro, além de potencializar nossa visibilidade no mercado nacional e internacional, deixando mais forte o nosso posicionamento no futebol como a marca que se dedica exclusivamente a esse esporte. Estamos felizes com essa parceria e esperamos comemorar muitas conquistas junto à torcida tricolor – afirmou Dal Pogetto.