Integração entre futsal e Xerém é um dos segredos da base do Fluminense
Tricolor é um dos poucos clubes do Brasil que tem essa total ligação entre as quadras e os campos no futebol de base
O Fluminense tem um histórico muito positivo em sua base e um dos segredos para esse é ter o futsal voltado totalmente para a formação de jogadores para o campo. O Tricolor é um dos poucos clubes do Brasil que têm o esporte ligado diretamente à diretoria de Xerém e possui uma integração completa com atletas e profissionais das duas áreas.
- Nós pensamos a formação de atletas de forma diferente. Não sei se é melhor, ou pior, mas pensamos de forma diferente dos nossos concorrentes aqui do Brasil. Nosso futsal é ligado totalmente à Xerém. Sempre que possível estamos em contato com o professor Ivan Proença, que gerencia o nosso futsal com maestria, para debatermos o melhor para o futuro do nosso clube - explicou o diretor esportivo da base, Marcelo Teixeira.
- Começamos este trabalho lá atrás com o Marcelo e fomos aprimorando ao longo do tempo. Já temos mais de 100 meninos hoje treinando em Xerém que são oriundos do futsal e a previsão é aumentar ainda mais este número nos próximos anos. Muitos integrantes das comissões técnicas e profissionais que trabalham em Xerém também vieram do futsal - completou.
Em termos de resultados, o Fluminense se destaca no Rio de Janeiro. Em 2017, o clube conquistou 19 títulos. Além do craque Marcelo, outros jogadores como Gerson, Douglas, Ramon, Paulinho e muitos outros já atuam de forma profissional e vieram do futsal.