Jovem reforço do Flu se destaca pela movimentação e drible, diz auxiliar do América-MG
Claudio Prates, do Coelho, aponta as principais características do 'tranquilo' atacante Richarlison. Mineiros devem receber Artur e têm interesse em Lucas Gomes
Terceiro reforço do Fluminense para 2016, Richarlison deixará o América-MG para tentar alavancar a promissora carreira. Aos 18 anos, ele traz na bagagem o bom desempenho na Série B do Campeonato Brasileiro, sendo um dos destaques da campanha do acesso do Coelho. Para o auxiliar técnico do recém-promovido à leite nacional, o Tricolor colherá bons frutos com a nova aquisição.
- É uma alegria ver um menino tão jovem dando um passo na sua carreira. É um atleta que tem muito futuro. Seria prematuro dizer que é um jogador pronto, até pela própria idade. Tem uma personalidade muito forte, consegue impor suas características, independentemente do que acontece no jogo. Jogador que se movimenta muito, não se omite e tem o um contra um muito forte. Um atleta que, em qualquer posicionamento que o treinador exigir dele, eu acho que ele consegue se virar muito bem - disse Claudio Prates, em entrevista ao programa "Momento Esportivo", da Rádio Brasil.
O auxiliar do clube mineiro garante que um dos principais problemas enfrentados por jovens atletas que desembarcam no Rio de Janeiro não afetará Richarlison. Na visão de Prates, a badalada "noite carioca" ficará sem este "reforço".
- É um rapaz muito tranquilo, demais até. Inclusive, ele vai com a família, terá toda a assessoria. Ele tem o mundo dele, vive as coisas dele e quer vencer para ajudar a família. Eu acredito que esse problema ele de maneira nenhuma vai ter - opinou.
Apesar de entender que Richarlison segue em processo de amadurecimento em campo, Claudio Prates projeta uma rápida adaptação do atacante nas Laranjeiras.
- Eu acredito que não vai ser um período grande. É um menino que veio de uma situação muito pobre. Acredito que vai ser um grande reforço. Sinto muito por não poder contar com ele na Série A, mas desejo muita sorte - disse ele, que vê semelhanças entre a jovem promessa e o ex-jogador Euller, conhecido como "o filho do vento".
- Só o que eu diferencio é a velocidade. O Richarlison é muito veloz, mas não é um velocista. Richarlison acho que dribla melhor, e ele não tem medo disso. As condições técnicas e de mobilidade são diferentes - apontou.
A negociação, que obrigou o Fluminense a desembolsar cerca de R$ 10 milhões para ficar com 50% dos direitos do jogador, deverá incluir, por empréstimo, a ida do zagueiro Artur para o América-MG. O Coelho receberia o atleta como "contrapeso" na transferência do atacante. Além dele, o clube de Minas Gerais pretende contar com outro jogador do Flu, Lucas Gomes.
- O Artur parece que já está confirmado, o Lucas Gomes tem o nosso interesse. São jogadores de boa dinâmica, muito velozes - disse Claudio Prates.