Laranjeiras 100 anos: o palco do primeiro jogo e título da Seleção
Sede histórica do Fluminense foi palco da primeira partida do Brasil, sobre o Exeter City, em 1914, e a primeira conquista, o Sul-Americano de 1919; Canarinho nunca perdeu no estádio
No próximo sábado, dia 11 de maio, o Estádio das Laranjeiras, um dos maiores orgulhos da torcida tricolor, completa 100 anos. Por conta de sua relevância para o futebol brasileiro, o LANCE! continua, nesta sexta-feira, a série "Laranjeiras 100 anos", reunindo diversas histórias, fatos e curiosidades, que vão servir para homenagear e reconhecer toda a importância do estádio para o esporte e também para a sociedade.
Assim como para o Fluminense, as Laranjeiras também possuem uma relação direta com a história da Seleção Brasileira. O estádio, construído para o Sul-Americano de 1919, foi palco da primeira partida, do primeiro gol e do primeiro título da história da Canarinho.
A estreia da Seleção Brasileira aconteceu no dia 21 de julho de 1914. Com cerca de 3000 espectadores, um bom público para a época, as Laranjeiras foram o palco da vitória de 2 a 0 da Canarinho sobre o Exeter City, um time da terceira divisão da Inglaterra, em um amistoso internacional. Oswaldo Gomes, aos 15 minutos, o primeiro gol da seleção, e Osman, aos 36, balançaram as redes.
Cinco anos depois, o Fluminense, com o intuito de modernizar as Laranjeiras, resolveu construir arquibancadas e melhorar a estrutura do local, que se tornou, de fato, um estádio e a primeira 'casa' da Seleção Brasileira, sendo o palco das primeiras partidas da equipe.
Durante 13 anos, entre 1919 e 1932, o estádio das Laranjeiras recebeu 17 jogos da Seleção Brasileira, com 12 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota, com 47 gols marcados e 15 sofridos - contando com o amistoso realizado contra o Exeter City, em 1914.
O Sul-Americano de 1919
Além das intenções de melhorar as Laranjeiras, o estádio foi criado para ser o palco do Sul-Americano de 1919. Com as presenças de Brasil, Argentina, Chile e Uruguai, a sede do Fluminense foi o palco de todas as partidas da competição, que ficou marcada por ter sido o primeiro título oficial da Seleção Brasileira.
Com o regulamento moldado em uma disputa por fase de grupos, Brasil e Uruguai terminaram empatados com 5 pontos, conquistados após vitórias sobre Argentina e Chile e um empate entre os dois, e, por isso, o título seria decidido a partir de uma partida de desempate.
Na final, realizada no dia 29 de maio, cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes para ver Friedenreich, que terminaria como artilheiro da competição, balançar as redes na prorrogação e decretar a vitória de 1 a 0 do Brasil sobre o Uruguai. No fim, festa dos brasileiros, que comemoram o primeiro título oficial da Seleção Brasileira.