O que esperar de Mario Pineida, lateral emprestado ao Fluminense
Mario Pineida atua no Barcelona-EQU desde 2016 e já disputou quatro edições da Libertadores; Lateral joga pelos lados esquerdo e direito
- Matéria
- Mais Notícias
Em busca de jogadores experientes na Libertadores, o Fluminense acertou o empréstimo de Mario Pineida, do Barcelona-EQU, por uma temporada. De acordo com o ge, o equatoriano é aguardado nesta semana para fazer os exames físicos e assinar o contrato. Confira a última temporada do lateral e o que esperar dele no elenco tricolor.
Relacionadas
Aos 29 anos, Mario Pineida tem passagens pelo Panamá-SC, Independiente e Seleção Equatoriana, e ainda não atuou fora do Equador. No Barcelona-EQU desde 2016, o jogador é conhecido pela capacidade de jogar tanto pelo lado direito, como esquerdo, característica que chamou a atenção da diretoria do Fluminense. Nesta temporada, participou de 33 partidas, marcou um gol e deu duas assistências.
Em 2021, o lateral quase não esquentou o banco de reservas. Pineida foi titular em todos os duelos do Barcelona pela Libertadores, incluindo nas quartas de final, quando o elenco equatoriano eliminou o Fluminense da competição. No campeonato nacional, também esteve ausente em poucas ocasiões. Desde que foi para o atual clube, o jogador disputou as edições de 2017, 2018, 2020 e 2021 do torneio continental.
Outra característica de Pineida é a habilidade defensiva, uma vez que o atleta é reconhecido pela marcação forte. No jogo contra o Flamengo, pela semifinal da Libertadores, a pressão do lateral sobre o adversário foi um dos destaques do time. Durante os 180 minutos da decisão, ele levou a melhor nos duelos e fez boa movimentação no campo adversário. Além disso, criou duas chances e acertou a maioria dos dribles.
> Confira a classificação da fase de grupos da Liga dos Campeões
Contudo, a experiência vem com um ônus. Com quase 30 anos, a velocidade do atleta não é mais a mesma, o que afeta na mobilidade entre os setores defensivo e ofensivo, característica essencial para um lateral. De acordo Theo Posso, jornalista da com Directv Sports no Equador, Pineida tende a atuar mais na defesa que no ataque nesta altura carreira.
- Pineida não tem a mesma velocidade que tinha ao atacar quando era jovem. Ele fica bem localizado na defesa, mas não consegue apoiar o ataque com tanta intensidade - frisou.
Ainda assim, o empréstimo a baixo custo foi atrativo para o Fluminense, que terá um reforço na lateral-esquerda, uma das posições mais carentes no elenco. Com experiência na Libertadores, Mario pode agregar na disputa da equipe pela vaga na fase de grupos, mas tendo como obstáculo a adaptação ao novo modo de jogar. Desta forma, o Tricolor começa a montar o plantel para voltar à competição continental e chegar ainda mais longe.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias