Nesta terça-feira (13), o Fluminense enfrenta o Grêmio a partir de 19h (Brasília), no Couto Pereira, em jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, e além das baixas temperaturas, precisará lidar com um tabu que já perdura cinco anos: vencer a equipe gaúcha.
▶️ Oitavas da Libertadores: Grêmio e Fluminense marca reencontro de técnicos
➡️ Oitavas da Libertadores: árbitro de Grêmio x Fluminense já revoltou cariocas; relembre
A última vez que o clube carioca venceu o Grêmio foi em 2019 pelo Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Marcão venceu a partida por 2 a 1 com gols de Nenê e Caio Henrique; Patrick Machado descontou para o Tricolor gaúcho.
Neste mesmo ano, aconteceu o histórico 5 a 4 para o Fluminense em Porto Alegre. O dono da casa conseguiu uma vantagem de 3 a 0 em poucos minutos. O Flu respondeu com dois gols ainda no primeiro tempo. Mais tarde, os cariocas conseguiram a virada, ficando 4 a 3, mas o Grêmio igualou o placar novamente. O gol da vitória do Fluminense foi marcado apenas nos minutos finais.
Os gols foram marcados por Yony Gonzáles, duas vezes, Luciano, Matheus Ferraz e Pedro, de pênalti. Do lado do Imortal, André, Everton Cebolinha, Jean Pyerre e Kannemann.
Desde então foram sete jogos entre as equipes pelo Brasileirão e todos terminaram com a vitória do Grêmio. O último confronto entre os tricolores foi no jogo de ida do campeonato nacional. A equipe gaúcha venceu por 1 a 0 com gol de Gustavo Nunes.
Pela Libertadores, os clubes se enfrentaram apenas duas vezes, ambas pela fase de grupos de 2013. Na ocasião, o Grêmio levou a melhor por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos, com gols de Hernán Barcos, André Santos e Eduardo Vargas; na Arena, o empate em 0 a 0 prevaleceu.