Pentacampeão! Relembre os títulos do Fluminense na Copinha
Tricolor é o segundo maior campeão da Copa São Paulo, atrás somente do Corinthians; Time conta com promessas de Xerém na Copinha 2022
No último domingo, a Copinha 2022 teve início. Nesta terça, o Fluminense fará sua estreia contra a Jacuipense-BA, às 15h15. Segundo maior campeão do torneio, o Tricolor venceu as edições de 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989, ficando atrás somente do Corinthians, com 10 títulos. Em 2020, o Internacional também atingiu o pentacampeonato e se igualou ao clube, que nesta temporada aposta em promessas de Xerém para buscar o hexacampeonato.
1971
O primeiro título do Fluminense teve uma importância histórica na Copa São Paulo. Na época em sua terceira edição, foi a primeira vez que clubes de fora do estado participaram. Assim, contou com dois times cariocas, um mineiro, um do Paraná e um do Rio Grande do Sul. No torneio marcado pela nacionalização da Copinha, o Flu venceu o Botafogo e levou o título.
O clássico vovô foi acirrado. Durante os 90 minutos, as equipes empataram por 3 a 1, e depois por 1 a 1 na prorrogação. Nos pênaltis, o Tricolor levou a melhor nos pênaltis por 4 a 3. A primeira Copinha do Fluminense foi registrada pelo gol de Silvinho, último a cobrar e autor de outros dois no tempo normal.
1973
Na quinta edição da Copa São Paulo, o Fluminense conquistou o bicampeonato e se igualou ao Corinthians, que já era o maior campeão do torneio. A final, inclusive, foi entre as equipes e o carioca levou a melhor. Após o empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, Silvinho e Té marcaram na prorrogação. Neste ano, times do Nordeste e Centro-Oeste também participaram.
1977
Na época, a Copinha completava sua nona edição. O Tricolor mantinha a disputa direta com o Corinthians para ser o maior campeão, e conseguiu após vencer a final, organizada como preliminar de um jogo entre Brasil e Bulgária, no Morumbi. O Flu enfrentou a Ponte Preta, mas as equipes terminaram empatadas. Na prorrogação, Benê decidiu e levou o time ao tricampeonato.
1986
Neste ano, o Fluminense estreou perdendo para o Santa Cruz por 2 a 0. Porém, depois disso o time não perdeu nenhum duelo da edição. O clube avançou até a final, organizada no Pacaembu, e mais uma vez contra a Ponte Preta. Desta vez não houve prorrogação: Eduardo e Fábio marcaram dois gols para o Flu e assinalaram o tetracampeonato tricolor. Ao final da competição, Charles, que integrava o elenco, foi escolhido o melhor jogador da edição da Copinha.
1989
Na última vez que o Fluminense venceu a Copinha, o time fez uma campanha invicta. Na fase de grupos, venceu o Nacional-SP, a Portuguesa e o XV de Novembro. No mata-mata, o Tricolor eliminou o América de Rio Preto e o Internacional, e encarou o Juventus-SP na final. No duelo, o Flu venceu por 1 a 0, com gol de Sílvio. O jogador também foi eleito o melhor do torneio.
2022
O time da próxima edição já está definido. Neste ano, o Fluminense aposta em destaques da 'Geração dos Sonhos' de Xerém, como John Kennedy e Matheus Martins, que atuam pelo profissional, além de Wallace e Jefté. No sub-17, a equipe conquistou o Brasileiro em 2020. Além deles, Arthur também foi relacionado. Com apenas 16 anos, o jovem é uma da maiores promessas da base tricolor e foi o atleta mais jovem a estrear na equipe principal do clube.
Confira os relacionados do Fluminense para a Copinha 2022
GOLEIROS
Thiago
Cayo Fellipe
Dênis Luís
Álvaro
LATERAIS
Jhonny
Marcos Pedro
Jefté
ZAGUEIROS
Felipe
Davi
Joílson
Justen
Cipriano
VOLANTES
Nathan
Alexsander
Diego
Edinho
Pedro Rocha
MEIAS
Wallace
Yago
Arthur
ATACANTES
John Kennedy
Matheus Martins
Guilherme
Cauã Aguiar
Miguel Vinicius
Alexandre Jesus
Antony Kennedy
Jefferson
Luan Brito