Principal reforço do Fluminense para 2023, Marcelo pode se tornar ‘coringa’ para Diniz

Lateral-esquerdo do Tricolor tem valências para atuar em três setores do campo

Escrito por

O Fluminense disputa a liderança do Grupo D da Libertadores nesta terça-feira, diante do The Strongest, no Maracanã. Para a partida, o Tricolor terá alguns desfalques, mas conta com um retorno importante: Marcelo, poupado contra o América-MG no fim de semana, está de volta. E cada vez mais, o lateral-esquerdo pode estar se tornando um "coringa" para Fernando Diniz. 

Observando a movimentação do jogador nas partidas que disputou pelo Fluminense, o LANCE! traçou diversas possibilidade para Marcelo ajudar a equipe de Diniz. O ex-jogador do Real Madrid tem valências para jogar como lateral, sua posição de origem, meia e ponta, a depender das circunstâncias da partida. 

CARACTERÍSTICAS OFENSIVAS

Quando chegou ao Fluminense, Marcelo chegou a enfrentar especulações sobre como atuaria no esquema de Fernando Diniz. No entanto, as dúvidas rapidamente foram sanadas quando o próprio treinador o escalou na lateral esquerda, trazendo Alexsander para o meio-campo com a lesão de Martinelli. O resultado foi excepcional. 

Já no primeiro jogo como titular, diante do Sporting Cristal, pela Libertadores, Marcelo foi dominante e participou diretamente do segundo gol do Fluminense. Com passe genial de trivela, ele quebrou as linhas da defesa peruana e deixou Jhon Árias na boa para servir Germán Cano. O argentino não perdoou, e o Tricolor venceu por 3 a 1. 

+ Libertadores: Torcida do Fluminense prepara festa para reencontro com a equipe no Maracanã


Quatro dias depois, o camisa 12 voltou a entrar em campo como titular, dessa vez na final do Carioca e não decepcionou. Marcelo abriu o placar mostrando toda sua genialidade ofensiva, com belo chute de fora da área e foi um líder para a equipe na partida que decretou o título. Com o protagonismo e tantas qualidades, o jogador é a cara do "coringa" que Diniz precisa. 

Marcelo posa fazendo o "L" ao lado de Germán Cano (Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

A MISSÃO

Nos 11 titulares, o Fluminense conta com um dos melhores combinados do Brasil e bate de frente com Palmeiras e Flamengo, dominantes no cenário nacional. No entanto, o Alviverde e o Rubro-Negro têm algo que a equipe de Fernando Diniz precisa: um elenco robusto, com alguns coringas. Marcelo, por sua vez, pode ser uma solução para o treinador. 

Marcelo é um jogador que, desde os tempos de Europa, sabe do tamanho de sua imposição ofensiva. Nos dois primeiros jogos pelo Fluminense, ele realizou 43 passes no campo de ataque e finalizou três vezes. No lance do gol marcado contra o Flamengo, por exemplo, ele recebeu a bola dentro da área, driblou Gerson com facilidade e chutou no canto.

Pela alcunha, é possível afirmar, também, que ele pode jogar em múltiplas funções no Fluminense. Como meia, ele daria o toque de qualidade que o meio de campo do Tricolor precisa para fazer o esquema de Diniz andar. No ataque, como ala ou ponta, ele exploraria ainda mais suas valências ofensivas para pisar na área e servir peças como Cano e Árias. As possibilidades são boas. 

Marcelo durante treino do Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.)

+ Veja a tabela completa da Libertadores

O ex-jogador do Real Madrid deve iniciar o duelo diante do The Strongest, nesta terça-feira, na lateral esquerda. Conforme a temporada se desenrolar, no entanto, ele poderá ser utilizado de outras maneiras por Diniz. O jogo da Libertadores, que vale a liderança do Grupo D para o Tricolor, acontecerá às 19h (de Brasília), no Maracanã. 

Siga o Lance! no Google News