O duelo entre Fluminense e Internacional pela semifinal da Libertadores será o segundo confronto entre os dois times na competição. Em 2012, o Tricolor e o Colorado se enfrentaram pelas oitavas de final, e o Flu se saiu melhor no final do mata-mata.
+ John Kennedy treina no Fluminense com mão enfaixada visando jogo pela Libertadores; veja imagens
Na fase de grupos, o Time de Guerreiros superou o Boca Juniors na La Bombonera, passou em primeiro lugar do grupo e também com a melhor campanha da fase. Nessa temporada, não tinha sorteio para as oitavas, para definir o chaveamento. O clube com melhor campanha enfrentava o classificado com a pior campanha. Sendo assim, o Flu teve pela frente o Internacional, que passou em segundo lugar com apenas oito pontos.
No primeiro jogo, no Beira-Rio, o Fluminense, de Abel Braga, foi escalado com: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves; Fred e Rafael Sóbis.
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Com a bola rolando, o jogo foi morno e com pouca criatividade. A partida teve raras chances de gol e ficou marcada por um pênalti defendido por Diego Cavalieri, batido por Dátolo, no início do segundo tempo. No minuto final, Jô acertou o travessão do goleiro do Flu e quase levou a vitória para o Colorado.
+ Germán Cano, do Fluminense, é o novo entrevistado do ‘Fala, Jogadô!’ com Ana Helena Goebel
Para o jogo da volta no Engenhão, Abel Braga fez alterações no time titular. O técnico optou por Leandro Euzébio e Jean para as vagas de Anderson e Diguinho.
E na partida, aos 13 minutos, Leandro Damião abriu o placar para o Internacional em chute rasteiro no canto esquerdo de Cavalieri. Mas a alegria dos gaúchos logo foi embora, pois Leandro Euzébio aproveitou falta batida por Thiago Neves e cabeceou para o gol de Muriel. O resto do primeiro tempo foi equilibrado, mas as melhores chances foram do time do Rio Grande do Sul, que não foram aproveitadas. No final da etapa inicial, mais uma vez Thiago Neves cobra falta e dessa vez Fred marca e vira para o Fluminense.
No segundo tempo o Tricolor jogou melhor, criando mais oportunidades de criar o terceiro gol, mas não aproveitou. Dorival Júnior, técnico do Inter na ocasião, avançou o time e nos minutos finais Damião chutou e a bola passou raspando a trave de Diego, dando um susto na torcida do Flu. Mas terminou assim: 2 a 1, e o Fluminense classificado para as oitavas.
Os times voltam a se enfrentar na semifinal da Libertadores 2023. O jogo de ida vai ser na quarta-feira (27), às 21h30 (Brasília), no Maracanã, e a volta será no dia 08 de outubro, no mesmo horário, no Beira-Rio. No Brasileirão, o Fluminense se saiu melhor, vencendo por 2 a 0, no Rio de Janeiro.