Restando poucos dias para o último jogo do ano, Robinho voltou a treinar com elenco no CT Pedro Antonio após lesão. Contratado para ser o substituto de Richarlison no segundo semestre, o atacante fissurou o pé em outubro e o departamento médico optou, inicialmente, por tratamento conservador. Recuperado, o jogador escapa de ser a 10ª cirurgia do clube na temporada.
Desde janeiro, o elenco de Abel Braga passou por inúmeros problemas de lesão. Ao todo foram nove cirurgias, profundamente lamentadas pelo treinador e usadas para explicar o baixo rendimento no segundo turno. A 'maldição' no CT tricolor teve como vítimas: Gum (pé), Renato Chaves (pé), Pierre (tornozelo), Sornoza (tornozelo), Calazans (joelho), Luiz Fernando (joelho), Felipe (joelho) e Marquinho (joelho, duas vezes).
Mesmo recuperado da lesão, Robinho não deve ser relacionado para a partida contra o Atlético-GO, no domingo. O atacante, portanto, só retorna em 2018. Desde que chegou ao Fluminense, o camisa 17 fez oito partidas e marcou um gol.