Samuel Xavier, do Fluminense, lembra ajuda de Diniz no início da carreira e diz que sonha com Seleção Brasileira
Jogador atuou com o treinador no Paulista de Jundiaí e era meio-campo antes de se mudar para a ala. Aos 32 anos, atleta afirmou que é possível vestir a Amarelinha se estiver bem no Flu
- Matéria
- Mais Notícias
Titular absoluto do Fluminense, Samuel Xavier é o dono da lateral direita tricolor. Sua carreira, porém, quase foi em outra posição. Meio-campista de origem, o ala teve sua função em campo modificada por ninguém mais ninguém menos do que Fernando Diniz, hoje seu treinador, quando estava na transição entre base e profissional.
Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o camisa 2 comentou sobre este tema e contou como foi esta modificação. Segundo Samuel, os primeiros testes foram feitos na base, mas Diniz é o grande responsável pela transformação.
+ Veja a tabela e os jogos do Campeonato Carioca 2023
Relacionadas
- Foi uma fase bem decisiva na minha vida, até porque eu joguei na base do Paulista de Jundiaí e fiz toda a base jogando como terceiro homem de meio-campo. E eu lembro que nessa transição de base para profissional eu tive uma oportunidade de jogar na lateral direita num campeonato sub-20 e foi nesse campeonato que surgiu a primeira oportunidade de jogar de lateral e eu lembro que foi um jogo muito bom que eu fiz. Na época o treinador até me elogiou, perguntou se tinha sido a primeira vez, e eu falei que em jogo, sim. Já tinha treinado, mas é diferente - disse Samuel Xavier, que completou:
- Nessa transição eu comecei a jogar no profissional de lateral-direito, mas sempre voltava a jogar como terceiro homem no meio-campo. Quando o Diniz chegou no Paulista, ele me fixou de lateral e de lá para cá me tornei lateral de ofício. Ele tem essa grande participação de ter me efetivado mesmo como lateral.
+ Confira as movimentações do mercado da bola no Vaivém do L!
Samuel Xavier teve passagens destacadas por Sport e Ceará antes de chegar ao Fluminense, mas vive um dos principais momentos de sua carreira. Para o jogador, a fase é boa, mas ainda há espaço para crescimento.
- São momentos diferentes. Eu vivi um grande momento também com a camisa do Ceará. 2018, 2019 e 2020 foram muito importantes na minha carreira. E aqui no Fluminense também tem sido um grande ano, como foi em 2022. É um dos melhores momentos da minha carreira. Estou muito feliz e à vontade vestindo esta camisa. Estou muito feliz de estar passando por este momento da minha carreira. A gente procura evoluir. Cada vez mais estamos aprendendo com o Diniz, que nos passa uma maneira diferente de ver o futebol. Eu já conhecia, mas tem sido muito especial - afirmou.
No início da temporada, o Fluminense acertou a contratação de Guga, que chegou para fazer sombra a Samuel Xavier. Além dele, o clube tinha também Calegari, que acertou com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Ao L!, Samuel contou sobre como é a disputa na lateral.
- É uma disputa muito sadia. O Guga e Calegari são excelentes jogadores, e a gente trabalha todos os dias e todo mundo quer jogar. Sempre respeitamos os companheiros e as escolhas do Diniz, mas o importante é todo mundo estar preparado, e o Fluminense é quem ganha com grandes jogadores e grandes talentos.
+ Marcelo na lista: veja 23 jogadores que fizeram sucesso na Europa e depois voltaram ao clube formador no Brasil
O Fluminense anunciou a contratação de Marcelo, principal chegada do clube para o ano, Samuel Xavier se disse ansioso para jogar com ídolo do Real Madrid. O lateral-direito tricolor afirmou que aprender com alguém tão vitorioso será uma grande experiência na carreira.
- A expectativa é muito grande. Ficamos felizes por este acerto que já estava para acontecer há um bom tempo. Sempre tinha o assunto de que o Marcelo iria voltar, e todos ficavam na expectativa. Estamos felizes pela volta dele e agora estamos ansiosos pela chegada. Aprender com ele, ouvir ele falar o que fez ele conquistar tudo… Sabemos da qualidade dele, foram muitos anos de Real Madrid, então sabemos que vamos aprender muito com ele - frisou.
Samuel Xavier disse que tem um sonho: defender a Seleção Brasileira. Aos 32 anos, o jogador do Fluminense afirmou que não tem uma obsessão, mas que atuar na equipe de Laranjeiras o coloca em evidência.
- Fazendo um bom ano, e a equipe estando bem, eu sei que tem a possibilidade. O Fluminense é um gigante do futebol brasileiro e está sempre em destaque. Cabe à gente fazer o nosso trabalho, mas o primeiro lugar sempre vai ser o Fluminense. A Seleção vai ser consequência do nosso trabalho. Claro que tenho o sonho de vestir as cores da Seleção, todos os jogadores querem isso. Acredito que se eu estiver bem, pode acontecer - finalizou.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias