Fernando Diniz viverá um dilema no Fluminense. O clube tem até sábado para enviar à Conmebol uma lista com três mudanças em relação ao estágio inicial para os jogos da segunda fase da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da Colômbia. A primeira partida diante dos Verdolagas ocorrerá na próxima quarta-feira, no Maracanã, às 21h30.
A questão é que o Fluminense possui sete jogadores que podem entrar nestas vagas, mas apenas três mudanças para fazer. Nomes como Paulo Henrique Ganso, que ainda não havia sido contratado até a primeira fase do torneio, e Pedro, machucado durante as partidas diante do Antofagasta-CHI, estão fora da primeira relação do clube das Laranjeiras.
Desde a primeira fase, o Fluminense conta com um total de dez novidades, entre reforços e jogadores que se recuperaram de lesões. Destes, porém, três não podem ser inscritos, já que haviam sido listados por outras equipes para a competição: Yuri, pelo Santos, Léo Santos, pelo Corinthians, e Guilherme, que representou o Bahia.
Portanto, Fernando Diniz tem sete nomes para três vagas. Allan, Ewandro, Paulo Henrique Ganso, Kelvin, Léo Artur, Nino e Pedro podem entrar na lista da Copa Sul-Americana. Se o Tricolor avançar, poderá fazer mais duas alterações nos inscritos antes dos jogos das oitavas de final.
Da lista divulgada para a primeira fase, ainda em fevereiro, constam cinco jogadores que já não estão mais no Fluminense - desta forma, os substitutos não serão uma dor de cabeça para Fernando Diniz. Ezequiel, Nathan Ribeiro, Robinho, Mateus Gonçalves e Everaldo não defendem mais o Tricolor.
Qual caminho preferir?
É provável que Fernando Diniz use duas dessas vagas para promover as entradas de Paulo Henrique Ganso e Pedro, algumas das principais referências técnicas da equipe. Se isto realmente se confirmar, o Tricolor terá mais uma decisão de mudança para a lista inicial.
Nesse contexto, os dois nomes que mais participam de jogos com o treinador são o volante Allan e o zagueiro Nino. Um deles terá que ficar de fora. O clube conta com problemas nas duas posições: na defesa, com Digão está lesionado, apenas Frazan e Matheus Ferraz são as opções para montar a dupla de zaga. No meio-campo, Bruno Silva, por conta de um problema no joelho direito, não vai participar da partida de ida.
Desejo dos torcedores
Nas redes sociais, as opiniões dos torcedores estão divididas. Em votação realizada pelo Twitter do LANCE! Fluminense, os internautas elegeram, até o fechamento dessa matéria, de uma forma apertada, que Allan deve herdar a terceira vaga - partindo do princípio que Paulo Henrique Ganso e Pedro serão os donos dos outros dois lugares.
Após cerca de 650 votos, Allan, com 48%, foi o 'vencedor' da disputa. Logo após, Nino, que recebeu 44%, ficou em segundo. A torcida se mostrou dividida em relação a esta questão. Além deles, Léo Artur, com 6%, e Ewandro, com 2%, completaram a votação.