Sobe ou desce? Flu pega América-MG para definir seu rumo no Brasileirão
Na nona colocação e no meio da tabela de classificação, o Fluminense entra em campo motivado pela convocação de Pedro para definir seu rumo no Brasileirão
A teoria do Campeonato Brasileiro diz que as equipes definem os seus rumos no torneio com o término do primeiro turno. Busca o título, uma vaga na Libertadores ou luta contra o rebaixamento. O Fluminense entra na 19ª rodada para enfrentar o América-MG, neste domingo, às 19h, no Independência, e definir o seu rumo na competição. Briga pela parte de cima ou de baixo da tabela? O LANCE! transmite a partida em tempo real!
Com 22 pontos e na nona colocação, o Fluminense está no meio da divisão de blocos do Brasileirão. Se quer voos altos, precisa de uma vitória para diminuir a distância para o Palmeiras, o primeiro na zona de classificação para a Libertadores. A distância é de seis pontos e os alviverdes entram em campo no domingo, contra o Vitória, no Barradão. No melhor cenário, o Tricolor poderia entrar no bloco já na próxima rodada.
Já o sinal de alerta vai de encontro com a parte debaixo da tabela. O Tricolor abriu a rodada com quatro pontos de diferença para a zona de rebaixamento. No pior dos cenários, o Tricolor pode virar o turno a apenas um ponto de distância do Z-4. Além de se afastar dos maiores objetivos, coloca sobre sí a pressão da luta contra a Série B durante o segundo turno.
Para buscar a vitória, o Fluminense conta com a motivação de Pedro, convocado na última sexta-feira para defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra El Salvador e Estados Unidos. Foi a primeira convocação do atacante de 21 anos, que lidera a artilharia do Campeonato Brasileiro com 10 gols marcados.
Por outro lado, as notícia ruins são as baixas de Airton e Luciano. O volante sentiu dores musculares e será poupado, dando lugar a Richard. Já o atacante sofreu um estiramento e será desfalque. Caso o técnico Marcelo Oliveira mantenha o esquema com três zagueiros, o Flu deve estar escalado com: Júlio César; Gum, Digão, Ibañez; Gilberto, Richard, Jadson, Sornoza e Ayrton Lucas; Matheus Alessandro e Pedro.
DE FREGUÊS A BOM RETROSPECTO
O América-MG sempre deu trabalho para o Fluminense, principalmente após o retorno para a primeira divisão nesta década. Mesmo em ano de campanhas memoráveis, como a que coincidiu com o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2011, o Tricolor não conseguiu bater o Coelho. No entanto, o cenário tem mudado nos dias atuais.
O Fluminense melhorou o seu retrospecto contra o América-MG. Nos últimos dois confrontos, vitórias pelo placar de 1 a 0. Em 2016, triunfo no Independência com gol marcado por Richarlison, e em Cariacica, quando Henrique Dourado foi o autor do gol da vitória tricolor. A sequência de duas partidas sem perder é a maior do Tricolor neste século.
Apesar do trabalho recente, o retrospecto é favorável ao Fluminense no confronto direito. São 19 partidas, com sete vitórias para o Tricolor, sete empates e cinco triunfos para o América-MG. Retrospecto de 49,12% para o Flu, um número não tão favorável quando comparado com as outras equipes da Série A.