Sonho possível? Fluminense pode se inspirar em rival para acreditar em títulos da Libertadores e Brasileirão em 2023

Tricolor está na decisão do torneio continental e encara Botafogo no fim de semana

Escrito por

Classificado para a final da Libertadores, o Fluminense volta a virar a chave e pensar no confronto com o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, neste domingo (8). E a equipe de Fernando Diniz tem motivos para acreditar em uma tríplice coroa na temporada.

No torneio doméstico, o Tricolor tem uma desvantagem de 11 pontos para o Alvinegro, que ocupa a liderança do Brasileirão desde a 3ª rodada. Ainda assim, o Time de Guerreiros tem a oportunidade de cortar a diferença para oito pontos, o que ainda é muito considerável, mas mais acessível restando 12 jornadas para o fim da competição e 36 pontos em disputa.

+ Transforme sua paixão pelo futebol em profissão. Descubra o caminho com o curso Gestor de Futebol!

+ Atenção, Tricolor! Concorra a ingressos para a final da Libertadores da América

Desde que o Campeonato Brasileiro de 2006, que passou a ser disputado com 20 clubes, a equipe que liderava a corrida pelo título na 25ª rodada conquistou o maior troféu doméstico, o que é um alento para o torcedor. No entanto, o Fluminense pode se inspirar no Flamengo de 2009, que cortou uma grande diferença de pontos para o Palmeiras, que ocupava o topo da classificação na época.

Na 25ª rodada, o Rubro-Negro ocupava apenas a 7ª colocação na tabela com oito pontos de desvantagem para o Palmeiras. E na 26ª rodada, essa diferença tornou-se de 10 pontos devido a um tropeço dos cariocas e uma vitória do Verdão. O Tricolor pode chegar na mesma 26ª rodada com uma diferença menor de pontos a serem tirados para o Botafogo em relação ao que o Flamengo tirou do Palmeiras há 14 anos.

+ ENQUETE: Cano pode ser o maior ídolo do Fluminense em caso de título na Libertadores?

E esse duelo com o Alvinegro será apenas a primeira de muitas batalhas que o Time de Guerreiros encontrará para sonhar com outro feito. No país, Santos e Flamengo são os únicos clubes que venceram uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro no mesmo ano. Enquanto o Peixe alcançou os troféus apenas na época de Pelé, o Rubro-Negro realizou a façanha há quatro anos.

Na competição, o Fluminense ainda enfrentará todas as equipes que atualmente estão na sua frente após encarar o Botafogo: RB Bragantino (27ª rodada), Grêmio (38ª rodada), Palmeiras (37ª rodada) e Flamengo (34ª rodada). É possível acreditar, ainda mais quando o líder não vence uma partida no Brasileirão há mais de um mês.

É a hora de aproveitar o momento turbulento do Alvinegro, que demitiu o técnico Bruno Lage nos últimos dias e será dirigido por Lúcio Flávio, para seguir sonhando. Se os sonhos levaram o Tricolor a alçar voos tão altos na Libertadores, o que impede que o mesmo aconteça no Campeonato Brasileiro?

Fluminense recebeu folga na quinta-feira, mas volta a treinar nesta sexta-feira (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)
Siga o Lance! no Google News