Substituições, disputa na meta, setor ofensivo… Veja cinco coisas para observar no Fluminense nesta rodada

Mesmo com problemas de criação, Fluminense conta com alguns jogadores participativos; Substituições de Abel Braga vêm sendo questionadas

Escrito por

Neste domingo, o Fluminense encara o Flamengo, às 16h, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela quarta rodada do Carioca. Ainda tentando combinar elenco e tática, Abel Braga precisará fazer mais do que nas rodadas anteriores, em que o Tricolor enfrentou clubes de menor orçamento. Em comum aos três jogos, alguns problemas como a marcação do setor defensivo, a criação e a transição ofensiva precisam ser observados para que o time mantenha o bom aproveitamento em clássicos, como em 2021.

DEFESA
​Apesar do esquema com três zagueiros, o Fluminense tem deixado a desejar quando o assunto é evitar lances de perigo. Na estreia do Carioca, o Tricolor sofreu a derrota para o Bangu. Contra o Madureira, o time não sofreu gols, mas também passou por momentos de sufoco, em especial no início do jogo. Na última rodada, contra o Audax, Fábio foi acionado diversas vezes. 


Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW

LATERAIS
​Entre os testes que Abel vem fazendo, a lateral é uma das posições que mais tem ocorrido o rodízio. Pineida, que já atuou tanto na esquerda como na direita, fez uma estreia segura, mas acabou sentindo um desgaste muscular. Calegari, por sua vez, participou de apenas um jogo, mas se destacou pela movimentação e auxílio ao setor ofensivo. Cris Silva, que não deixou uma boa primeira impressão na torcida, vem se soltando aos poucos e na última partida chegou a criar oportunidades, mas também errou cruzamentos. 

CRIAÇÃO
​Mesmo com reforços no setor ofensivo, o Flu vem apresentando a mesma falta de criação da última temporada. De todos os arranjos feitos por Abel Braga, as participações de Cano e Nathan foram as mais promissoras. Quando esteve em campo, o meia foi capaz de organizar o meio-campo, liberar atacantes da marcação e dar passes estratégicos. O argentino, conhecido por dar poucos toques na bola antes de finalizar, criou oportunidades e marcou seu primeiro gol no duelo contra o Audax Rio

> Veja a tabela do Cariocão 2022

SUBSTITUIÇÕES
​Desde a estreia do Fluminense no Carioca, as substituições de Abel Braga vem sendo questionadas pela torcida. Contra o Bangu, o técnico colocou Caio Paulista como lateral-esquerdo no lugar de Cris Silva, além de tirar Nathan, meia, para acionar Martinelli. Desorganizado, o time sofreu a derrota. Na segunda rodada, ocorreu o oposto: Nathan entrou bem e Jhon Arias decidiu a vitória. Na terceira rodada, Abel chegou a ser vaiado por não optar por Ganso.

DISPUTA NA META
​Na última rodada, Fábio foi um dos destaques da equipe. O goleiro fez defesas difíceis e chegou a driblar um atacante do Audax que o marcava. Durante a partida, a torcida chegou a cantar o nome do estreante. Contudo, o jogo contava com outros reservas e o atual titular da posição é Marcos Felipe. Mais novo que o colega, ele foi criticado em 2021 por falhar na final do Carioca, que terminou em 3 a 1 para o Flamengo. Porém, o goleiro não sofreu gols em outros clássicos durante o ano e não perdeu mais para o arquirrival. 

Siga o Lance! no Google News