Vida sem Pedro: João Carlos vira titular e velho problema volta ao Flu

Falta de reposição com a mesma qualidade do camisa 9 pode ser um problema para Abel antes da parada para a Copa do Mundo

Escrito por

A mão na parte posterior da coxa esquerda e o choro no banco de reservas demonstravam que o técnico Abel Braga teria mais um problema para as próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. O atacante Pedro - que participou de 20 dos 46 gols do Fluminense na temporada - foi o terceiro jogador em duas rodadas a se tornar desfalque por conta de lesão (contra a Chapecoense, o Tricolor já havia perdido o zagueiro Gum e o atacante Marcos Junior).

Assim, quem deve ocupar a vaga nos compromissos que a equipe tem pela frente até a paralisação para a Copa do Mundo será o jovem João Carlos, que atuou pela Cabofriense no Carioca e chegou às Laranjeiras pouco antes do início da competição nacional.

A posição é justamente uma das mais carentes no enxuto elenco do Fluminense. Não à toa a diretoria foi ao mercado em busca de reforços, mas encontrou algumas dificuldades e não acertou com nome algum. Kleber Gladiador, que está no Coritiba, esteve muito perto, mas as negociações não foram à frente após o jogador apontar problemas nos exames médicos.

Paulo Autuori, que era diretor de futebol do Fluminense, deixou o clube no começo desta semana e um dos fatos que causou irritação no então dirigente foi o fato de a notícia de que Kleber Gladiador havia tido problemas nos exames médicos ter vazado. À época, as negociações foram deixadas de lado depois de alguns dias.

Até o momento, João Carlos atou por 50 minutos, tendo entrado contra o Corinthians, Atlético-PR e Grêmio. Na Arena do Grêmio foi quando teve por mais tempo em campo (32 minutos) e chegou a ser elogiado por Abel Braga.

- Joga João Carlos, óbvio. Não sei se terei banco. Pablo (Dyego) pode jogar ali. Tem de começar a medir um pouco. Hoje houve desgaste, alguns podem sair para o próximo jogo - disse o comandante, que depois do jogo diante do Furacão chegou a dizer que João ainda estava ansioso e precisaria de "bons 10 minutos".

Precisando ou não de mais rodagem com a camisa do Flu, a questão é que, neste momento, a tendência é que João Carlos seja o novo titular - há como opções Pablo Dyego e Robinho -, tendo a oportunidade de mostrar ao Abel e à torcida que pode, sim, ser uma peça importante no elenco.

Mudanças

Contra o Paraná, na segunda-feira, o Fluminense pode entrar com cinco mudanças em relação ao time que é considerado titular desde o início da temporada. Isso porque Ayrton Lucas e Pedro devem ficar fora, entregues ao departamento médico, e a situação de Gum e Marcos Junior ainda está indefinida. Já Ibañez está recuperado de um estiramento muscular na coxa esquerda, mas ainda não atuou.

Caso todos os citados fiquem fora, a zaga - assim como aconteceu contra o Grêmio - deve ir a campo com Nathan Ribeiro e Luan Peres. Na lateral esquerda, Marlon e, no ataque, João Carlos. Diante do time de Renato Gaúcho, Abel mudou um pouco o esquema e usou o volante Dodi na vaga de Marcos Junior, mas, caso volte ao 3-5-2, tem como opção Robinho, Matheus Alessandro e Pablo Dyego.

Siga o Lance! no Google News