Adílio, Nunes e Pai Santana: escolas de samba homenageiam personalidades do futebol
Agremiações do Rio trarão enredos ligados ao esporte para o Carnaval 2023
Personagens históricos do futebol carioca, Nunes, Adílio e Pai Santana estarão representados por escolas de samba do Rio neste Carnaval. As agremiações Imperadores Rubro-Negros, Camisa 10 e União Cruzmaltina, respectivamente, escolheram homenagear as personalidades do esporte nos desfiles da Intendente Magalhães.
Imperadores Rubro-Negros
Criada em 2018, a escola de samba foi fundada por torcedores do Flamengo. Atualmente, a agremiação desfila na Série Bronze e será a terceira a desfilar no dia 20 de fevereiro. O enredo "Nunes - O Rei das Grandes Decisões", é assinado pelos carnavalescos Anselmo Brito e Yuri Martins.
+ Jornalista se opõe às escolas de samba ligadas a torcidas de clubes: 'Não gosto'
- Para mim é uma honra e um prazer muito grande ser homenageado no carnaval pela escola de samba Imperadores Rubro-Negros, que faz parte do Flamengo e da Nação Rubro-Negra. Vai falar da minha vida, do começo da minha história, quando eu sai de Feira de Santana, na Bahia, com 11, 12 anos, e fui para a Gávea. Aliás, o Flamengo me descobriu lá - disse Nunes, à "FlaTV".
Revelado pelo Flamengo, Nunes foi um dos pilares da época vitoriosa do clube nos anos 1980. Com o Rubro-Negro, o ex-atacante conquistou Libertadores, Mundial de Clubes, três Brasileiros e dois Cariocas. O ex-jogador também somou passagens por Fluminense, Atlético-MG, Botafogo e Santos.
Camisa 10
No segundo Carnaval da história da Camisa 10, a escola decidiu homenagear o ex-jogador Adílio. Com enredo "A Odisseia de um Campeão - Adílio, o Passe Perfeito", assinado por Amauri Santos, a agremiação desfila no Grupo de Avaliação, neste domingo, em busca de uma vaga na Série Bronze.
+ Diretora de escola de samba explica escolha de Pedro Scooby como enredo
- É uma sensação de dever cumprido poder ser enredo da Camisa 10, pelo o que eu fiz no Flamengo. Esta homenagem é o resultado de uma bonita história que tive no clube. Sempre gostei muito de carnaval, assim que realizaram o convite aceitei logo de cara - disse Adílio, ao LANCE!.
Assim como Nunes, Adílio fez parte da década áurea do Flamengo em 1980 e conquistou mais de 10 títulos. Ao longo da passagem pelo Rubro-Negro, o ex-jogador venceu Libertadores, Mundial de Clubes, quatro Brasileiros, cinco Cariocas. O craque também somou breve passagem pelo Coritiba.
União Cruzmaltina
Fundada em 2019 por torcedores do Vasco da Gama, a União Cruzmaltina vai homenagear Pai Santana no Carnaval da Intendente Magalhães. Pai de Santo e massagista do clube durante décadas, Eduardo Santana foi uma das grandes personalidades da história do Cruzmaltino.
- Agora te invocamos em nosso terreiro novamente para contar a todos as suas façanhas, suas glórias e suas histórias. Atenção, povo do Samba! Preparem seus alguidares, encham suas quartinhas, despachem a rua, acendam as velas, abram a encruzilhada! Vem aí, Pai Santana no terreiro da Cruzmaltina! - escreveu a escola ao anunciar a sinopse do enredo.
O enredo é intitulado "Rodeia, Rodeia... Rodeia meu Pai Santana, Rodeia!", e será assinado por Rodrigo Almeida. Personagem quase folclórico do futebol, Pai Santana estendia a bandeira do Vasco e a beijava em todos os jogos da equipe. Em 2006, o massagista sofreu um AVC, e morreu cinco anos depois por conta de uma insuficiência respiratória.