A Associação de Jogadores de Futebol Espanhóis (AFE) denunciou Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), pelo beijo na boca em Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina, no último domingo (20). O documento exige que o dirigente ''renuncie imediatamente'' ou que ''a referida Lei Desportiva seja aplicada''.
O documento se apoia na nova Lei do Desporto, em sua primeira disposição final/modificação da Lei 19/2007, contra violência, racismo, xenofobia e intolerância no desporto.
CONFIRA O DOCUMENTO
"Gestos físicos dirigidos a qualquer pessoa, neste caso um jogador de futebol, nunca são apropriados ou aceitáveis em qualquer contexto sem o consentimento pertinente da pessoa afetada. O que aconteceu com Jennifer Hermoso é especialmente grave quando ela se viu em clara vulnerabilidade diante de uma pessoa que tem uma posição de poder sobre ela ao iniciar uma abordagem ou fazer um gesto físico.
A nova Lei do Desporto, na sua primeira disposição final/Modificação da Lei 19/2007, de 11 de julho, contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no desporto estabelece:
As ações que, por ocasião do desenvolvimento de uma prova, competição ou espetáculo desportivo ou próximo da sua celebração, ou nos recintos desportivos, nas suas imediações, ou nos meios de transporte público em que se possa deslocar aos recintos desportivos , suponhamos Assédio, entendendo-se como tal qualquer conduta indesejada relacionada com a origem racial ou étnica, geográfica ou social de uma pessoa, bem como com a religião ou convicções, deficiência, idade, sexo ou orientação sexual de uma pessoa, que tenha por objetivo ou consequência violar sua dignidade e criar um ambiente intimidador, humilhante ou ofensivo.
Caso o Sr. Rubiales não renuncie imediatamente, a AFE exige a aplicação da referida lei, uma vez que nela estão contemplados os fatos descritos".