Messi vive lua de mel com o povo argentino após realizar o sonho de ser campeão mundial com a seleção albiceleste na Copa do Qatar em 2022. Os principais portais do país aproveitam ao máximo a imagem do "ET" e o clima de gratidão pode ser visto nos comentários das publicações com mensagens de agradecimento e exaltação pelos mínimos feitos na MLS. Mas nem sempre foi assim.
Messi já foi duramente criticado na Argentina em outros tempos, por dois motivos: o primeiro se trata dos fracassos futebolísticos. Antes de 2021, a seleção da Argentina vivia uma seca de mais de duas décadas e empilhava "batidas na trave", como o vice-campeonato mundial em 2014, as derrotas para o Chile nas finais da Copa América em 2015 e 2016, além da eliminação precoce na Copa do Mundo de 2018. O meia-atacante chegou a manifestar o desejo de se aposentar da albiceleste, o que não ocorreu.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
"MESSI NÃO É ARGENTINO"
A principal irritação, porém, se dava pelas criticas por Messi "não ser argentino". Muito se falava que Messi não poderia representar a seleção nacional por ter migrado muito novo para a Espanha e nunca ter jogado profissionalmente por um time do país sul-americano. Messi sempre se sentiu argentino e negou representar a Espanha, mas em 2019 o jogador desabafou pela situação ter alcançado um de seus filhos.
- Uma vez, meu filho me perguntou: 'por que te matam (de críticas) na Argentina, papai?'. Eu respondi que são algumas pessoas, nada mais. Ele sabe que há muitas pessoas que gostam de mim também - disse entrevista por telefone à rádio argentina "Club Octubre 94.7, na época.
O DESCANSO DO HERÓI
Durante a Copa do Mundo de 2022, o clima de Messi com o "Olé" já era outro, graças as campanhas vitoriosas na Copa América de 2021 e da Finalíssima contra a Itália. A redenção final veio após o título sobre a França, quando o diário esportivo cravou na capa: "Léo é argentino". Atualmente, Messi é muito mais do que argentino, é exaltado como uma lenda viva. Nem a ida para o Inter Miami rachou essa idolatria.
Os argentinos exaltam, nas redes sociais, a escolha do "descanso do herói" após a redenção. Destacam que Messi merece uma rotina mais tranquila com a família após conquistar tudo o que podia por clubes e pela seleção. Vibram até quando o ídolo vai ao mercado fazer compras com Antonella e as crianças.
Quando Messi joga e faz gols nos Estados Unidos, o assunto local nos diários esportivos argentinos se resumem a exibição do camisa 10. Como exemplo, dos últimos 15 posts do "Olé" no Instagram, até a manhã deste domingo, 9 dão destaque para Messi, após o argentino marcar o primeiro gol na MLS após passe assustador, antes de receber assistência.
Antes exaltado por seu futebol em todo o mundo, Messi agora é considerado unanimidade também em seu país natal.