Após Copa América ter queda brusca de audiência fora da Globo, SBT terá desafio para a final
Decisão entre Brasil e Argentina terá encontro de craques em campo, e, fora dos gramados, embate de Globo e SBT precisará contar com inovação da equipe de Silvio Santos
- Matéria
- Mais Notícias
A final da Copa América acontece neste sábado, às 21h, com o jogo entre a Seleção Brasileira e a seleção da Argentina encerrará a transmissão do SBT na competição. Após ser uma disputa por anos protaginizada na Globo, a emissora de Silvio Santos precisará inovar para fechar com chave de ouro: além de superar a brusca queda de audiência em comparação com a rival, terá de usar o clássico sul-americano para projetar sua audiência.
+ TABELA: Saiba qual o próximo jogo do seu clube pelo Brasileirão
Relacionadas
+ Aplicativo de resultados do LANCE! está disponível na versão iOS
MENOR AUDIÊNCIA DA GLOBO EM FINAIS JÁ É 2X O MELHOR JOGO DO SBT
O primeiro desafio do SBT é repetir o sucesso que teve apenas com a classificação da Argentina, contra a Colômbia, na semifinal. Ou seja, manter a liderança em audiência. Na última sexta, a emissora paulista bateu cerca de 13 pontos - 4 pontos além da Globo, com "Profissão Repórter". Vale lembrar que o jogo perdia para a novela "Império". O canal vinha se mantendo na vice-colocação com as partidas sul-americanas.
Em São Paulo, o SBT registrou uma audiência média de 12,6 pontos durante a disputa de pênaltis. Neste mesmo momento, a Globo registrava 8,5 pontos com seu programa tradicional das terças-feiras "Profissão Repórter". Apesar de vice-líder em audiência com a vitória do Brasil na semi, o SBT tem motivos para comemorar.
A classificação brasileira para a final ajudou a emissora de Silvio Santos a registrar 14 pontos na média de audiência, sua maior marca até então na Copa América. Em comparação com resultados anteriores, somente a estreia da Seleção Brasileira se aproximou do feito ao apresentar 13,6 pontos.
Caso consiga manter a audiência alta, o segundo desafio é ainda maior. Afinal, em comparação direta com a Globo, a pior audiência da história da Copa América no canal é mais que o dobro dos índices alcançados pelos paulistas. Em 2007, o duelo entre Brasil e Argentina marcou 39 pontos de audiência para a Globo.
SBT TEM MOTIVOS PARA VIBRAR, MAS ESTÁ LONGE DE SUPERAR RIVAL
Se não bastasse que esta temporada da competição já é a com menor audiência, a Globo ainda mantém a alta média de 32 pontos no ranking do Ibope de São Paulo somando os 9 jogos exibidos em 2019 - quando a edição também foi disputada no Brasil. Em relação a final da edição passada, contra o Peru, foram somados 42 pontos em São Paulo e 41 no Rio de Janeiro.
Vale lembrar também que, na semifinal com a Argentina há dois anos, foram captados 43 pontos de média. Mesmo tendo somado menos audiência com a edição em 2021, o SBT comemora os resultados internamente. Isso porque os números e as marcas não são tão frequentes para os parâmetros da emissora. Ou seja, embora só tenha derrubado a Globo em uma partida, o investimento em outra competição da Conmebol consolida o canal com o público do futebol.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias