Após ser suspenso pela Federação Japonesa de Natação em 2020 por ser sido fotografado em um "hotel de amor" com uma mulher que não é sua esposa, o nadador Daiya Seto, tetracampeão mundual e medalhista olímpico, voltará às piscinas no Aberto do Japão, em fevereiro. O atleta foi proibido de competir em setembro pois a entidade entendeu que o caso extraconjugal foi uma violação do código de ética. A informação foi divulgada pelo site "ge".
>> Veja a classificação do Campeonato Brasileiro
O escândalo custou caro ao nadador de 26 anos, casado com a ex-saltadora Yuka Mabuchi. Além de ficar suspenso por cinco meses, Daiya também renunciou ao cargo de capitão da equipe de natação do Japão, encerrou contrato de direitos de imagem com o Comitê Olímpico Japonês e teve de romper com uma patrocinadora local. Entretanto, a estrela não corre risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos.
O torneio que acontece de 4 a 7 de fevereiro no recém-construído Tokyo Aquatics Center. Daiya competirá nos 200 e 400 metros medley individual masculino, bem como nos 200m borboleta, cujo ele detém o recorde nacional.
Seto é o único nadador da equipe japonesa convocado para as Olimpíadas após as conquistas das medalhas de ouro nos 200 e 400 medley no Mundial de Gwangju, critério para garantir vaga antecipada pelos japoneses. Nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, Daiya Seto foi medalhista de Bronze nos 400m.