Band cresce 400% em audiência com Fórmula 1: veja comparação com números da Globo
Positivo ou negativo? Nova dona dos direitos de exibição da F1 alcançou marcas inéditas, no entanto, ficou longe de bater valores do Ibope da antiga casa da categoria na TV aberta
A Band comemora internamente um aumento avaliado em 400% em sua audiência com a estreia da Fórmula 1. Embora o comparativo entre a nova dona dos direitos de transmissão com a Globo, ex-detentora das corridas, mostre uma realidade desigual, a emissora se apega ao valores em crescimento. O LANCE! te mostra a diferença nos índices do Ibope.
+ Veja a tabela de classificação do Brasileirão 2021
+ Análise: Band brilha ao mostrar o que o público quer ver da Fórmula 1
OUTRO PATAMAR: GLOBO TEVE NÚMEROS MAIORES EM 2020
Na temporada de 2020, a Globo registrou audiências superiores. Com o mesmo GP do Bahrein, em novembro do ano passado, a emissora carioca teve um total de 9 pontos de audiência de média. Em comparação com os números de Band e Globo em São Paulo, a ex-dona dos direitos da F1 manteve uma audiência 80% maior, sendo mais do que o dobro da nova casa do automobilismo na TV aberta. No Rio, a participação é 450% maior, tendo o triplo da audiência da Band, que registrou 3 pontos.
A comparação com a pontuação do Ibope de 2020 com a primeira etapa também termina com números superiores para a Globo. A emissora bateu 8 pontos em São Paulo e 7 pontos no Rio. Já a Band teve números, respectivamente, 60% menor e com metade da audiência na Cidade Maravilhosa. A corrida do GP da Áustria aconteceu em julho de 2020, no ano em que Lewis Hamilton foi o campeão.
+ Ao L!, Sérgio Maurício fala sobre F1 na Band: 'Sendo tratada como rainha'
DIRETO 🗣🗣🗣
— LANCE! (de 🏠) (@lancenet) March 28, 2021
Nelson Piquet participa de estreia da Fórmula 1 na Band e dispara: 'Até que enfim a F1 largou a Globo lixo' https://t.co/NLIu6kKHw0 pic.twitter.com/GaPQezrbpk
MOTIVOS DE SOBRA PARA COMEMORAR EM SÃO PAULO
Mesmo com os índices menores, a Band tem motivos para comemorar. Os valores do Ibope podem perder para a antiga empresa que detinha a exibição da Fórmula 1, no entanto, são tidos como altos para a realidade. Ao alcançar média de 5 pontos em São Paulo, a Rede Bandeirantes aumenta em cinco vezes sua audiência nas manhãs de domingo. Isso significa que, internamente, a emissora identifica que os resultados são positivos.
Segundo dados do canal televisivo, a Band registrou "significativos índices de audiência na estreia da Fórmula 1", das 12h07 às 13h40, conquistando o primeiro lugar do Trending Topics Brasil do Twitter.
COMPARAÇÃO X REALIDADE: BAND SE PRENDE APENAS EM NÚMEROS DELA
A transmissão narrada por Sergio Mauricio, com comentários de Reginaldo Leme e Felipe Giaffone, e reportagens de Mariana Becker direto do Bahrein, alcançou pico de 6,4 e média de 5,2 pontos com share de 11,2%. A Band, portanto, cresceu 400% em audiência com a transmissão e conquistou o terceiro lugar por 37 minutos. Em vários momentos, a emissora ficou próxima à vice-liderança.