A conquista do tricampeonato da Argentina foi marcada por diferentes heróis. Nesse sentido, um deles carrega o posto de "polêmico". Contra a França, na grande final, a estrela de Emiliano "Dibu" Martínez brilhou mais uma vez com defesa monumental no último lance da prorrogação, pênalti defendido na disputa decisiva, prêmio de melhor da posição no torneio e, para não fugir do costume, polêmica com gesto obsceno na frente das câmeras. Mas, afinal, quais foram as situações vividas pelo atleta?
Nos últimos anos, Martínez se envolveu em polêmicas por clubes e, é claro, pela seleção. Em 2021, ele quebrou o protocolo da Anvisa em São Paulo antes do duelo contra o Brasil, pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Qatar, e andou pela cidade sem autorização. Com a quarentena descumprida por Martínez e outros três jogadores, o órgão de saúde interrompeu o clássico entre as seleções, na Neo Química Arena, e encerrou a partida.
+ Veja os 10 maiores jogos da história das Copas
Pouco antes desse confronto, ele foi um dos personagens da conquista da Copa América de 2021, vencida em território brasileiro, contra a equipe de Tite. Porém, a semifinal contra a Colômbia foi ainda mais marcante para "Dibu". Com empate em 1 a 1 no tempo normal, a partida foi para os pênaltis e o goleiro tratou de provocar os adversários.
"Vou te comer vivo" e "está nervoso?" foram algumas das frases utilizadas pelo arqueiro para desestabilizar os jogadores colombianos. Ele pegou três cobranças e se sagrou o herói da classificação.
Titular do Aston Villa, Martínez provocou Cristiano Ronaldo durante um jogo válido pela Premier League. Na partida, ele disse ao craque português que ele deveria bater penalidade ao invés de Bruno Fernandes, seu companheiro de equipe, que estava pronto para bater.
CR7 não pegou a bola, mas o jogo psicológico desestabilizou o batedor, que isolou a cobrança. Os dois portugueses atuavam pelo Manchester United.
Na Copa do Mundo de 2022, Martínez colecionou polêmicas. Com o cabelo pintado na lateral com as cores da bandeira da Argentina, ele se mostrou, mais uma vez, símbolo da equipe e de seu país. Em campo, provocou jogadores e até mesmo treinadores.
As quartas de final contra a Holanda terminou como a partida com mais cartões distribuídos na história do torneio. Ao todo, foram 18 advertências aplicadas, sendo 10 para argentinos e oito para os holandeses. Martínez, surpreendentemente, não foi advertido durante o jogo.
Com os ânimos à flor da pele, o confronto foi para os pênaltis após empate em 2 a 2. Apareceu, portanto, a estrela do goleiro: duas penalidades defendidas e classificação para as semifinais no Qatar assegurada. Após o jogo, o atleta provocou o treinador da Holanda, Louis van Gaal, com gritos na saída do campo para o túnel dos vestiários.
- I fucked you twice! (eu te ferrei duas vezes!) - repetia Martínez, em referência às penalidades defendidas, para o comandante holandês.
A grande final também teve Martínez como protagonista após o jogo. Pegador de pênaltis, ele defendeu a cobrança de Coman, da França, e realizou grande defesa no último lance da partida no tempo extra.
Além disso, tirou a confiança de Tchouaméni, jovem adversário, quando obrigou o volante a buscar a bola longe da marca da cal, segundos antes da cobrança na disputa por penalidades. O atleta francês bateu o pênalti para fora.
Porém, ficou marcado, também, pelo gesto obsceno com o prêmio de melhor goleiro recebido na cerimônia, simulando o objeto como um pênis. Os olhares de desaprovação dos qataris presentes inflamaram as redes sociais.
Martínez conquistou o seu terceiro título com a camisa da Argentina. Em 2021, se sagrou campeão da Copa América, ajudando a encerrar um jejum que perdurava há 28 anos. Neste ano, o goleiro escreveu mais capítulos de sua história na Albiceleste, com a conquista da Finalíssima e, agora, da Copa do Mundo.