De ‘monstro’ a ‘mimado’: Relembre 10 momentos em que Neymar foi alvo de críticas por seu comportamento
Momentos vão desde a briga com Dorival Júnior, em 2010, até a nova fratura no quinto metatarso do pé direito, em janeiro de 2019
- Matéria
- Mais Notícias
Que Neymar é assunto de muita discussão no futebol, isso não é novidade. Principal referência do futebol brasileiro atualmente, o craque do PSG também é muito visado por jornalistas, técnicos e jogadores, que elogiam ou criticam a postura do atacante do PSG dentro e fora de campo. Separamos 10 momentos em que Ney esteve na mira de criticas de personalidades do futebol.
NETO
O apresentador da TV Bandeirantes Neto não poupou palavras para criticar a festa de Neymar, realizada na última segunda-feira em Paris. No programa 'Donos da Bola', da última terça-feira, o ex-atleta aconselhou Neymar a cuidar da saúde e da carreira e afirmou que a festa não aconteceu em um momento apropriado. Neto completou sua fala chamando Neymar de 'mimadinho'.
- sabe o que você tinha que fazer? Treinar. Cuidar do seu pé. Cuidar de você. Mostrar para o mundo inteiro que você vai ser o maior jogador de todos os tempos. Você está passando o Pelé, o Rivelino em termos de números. Mas em títulos, principalmente na Seleção, você não vai conseguir. Sabe por quê? Porque você é mimadinho", afirmou.
GALVÃO BUENO
Apesar das brincadeiras da Web, dizendo que Neymar é o 'queridinho' de Galvão Bueno, isso não impediu que o narrador entrasse na lista daqueles que já criticaram o jogador do PSG. Durante uma edição do 'Bem, Amigos, do Sportv, Galvão cobrou Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, sobre a postura de Neymar na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
- O Neymar não é o menino Neymar nem o garoto Neymar, ele está (na época) com 26 anos. Com 26, eu já trabalhava desde os 16 e tinha dois filhos. Menino acabou, não tem nada de menino Neymar não, afirmou Galvão, cobrando uma postura diferente dentro e fora de campo do camisa 10 da Seleção.
CASAGRANDE
Durante o programa 'Redação Sportv', em fevereiro de 2018, Walter Casagrande criticou Neymar pela falta de coletividade e afirmou que o atacante do PSG precisava mudar o seu comportamento dentro de campo. O comentarista afirmou ainda que o jogador é 'mimado' e que os que cercam estavam criando 'um' monstro'.
- Me incomoda a maioria dos torcedores brasileiros e da imprensa ficarem passando a mão (na cabeça) do Neymar. Ele já demonstrou diversas vezes comportamentos fora do coletivo, mimado, colocando até em risco a equipe. Pô aí falam: ''O Neymar tem que sair do Barcelona porque está muito nas costas do Messi, aqui o centroavante não combina com ele". Estamos criando um monstro, ao invés de corrigir o monstro para ele virar gênio. Não estamos colaborando com o Neymar.
DORIVAL JUNIOR
Durante o Brasileirão de 2010, em uma partida do Santos contra o Atlético-GO, Neymar foi impedido de bater um pênalti e não se conteve. O jogador e o treinador discutiram na beira do gramado e Dorival não quis escalar o atacante em um clássico contra o Corinthians, o que acabou custando sua saída do clube. Em entrevista ao 'Uol', em 2015, o treinador falou da situação.
- Não pensem vocês, independentemente da importância que tem um atleta dentro de um elenco, que ganhará privilégios perante a maioria. Não existe isso. Naquele momento foi público, todos sabiam do acontecido e o próprio clube esperava uma posição. Então é a típica situação assim: houve uma punição disciplinar.
RENÊ SIMÕES
Nesse episódio envolvendo Dorival Júnior, o técnico do time adversário naquela partida, o Atlético-GO, era Renê Simôes, que saiu em defesa do comandante santista à época e criticou a postura de Neymar.
- Poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro.
JUCA KFOURI
Juca Kfouri é outro renomado jornalista esportivo que fez duras criticas à Neymar e seu pai.
- É um baita jogador, um dos melhores de todos os tempos, mas de personalidade imatura, dominada por um pai ganancioso, que o levou a fazer um contrato com o Barcelona na semana que os clubes fariam a final do Mundial de clubes. Ele joga contra o Barcelona já jogador do Barcelona. Embora carismático, ele é um cara que divide mais do que une. A um bando de gente que desgosta do Neymar. Eu torço para que ele vire homem. Para que vire gente.
RIVELINO
Rivelino criticou a seleção de Tite na Copa do Mundo de 2018 e afirmou que a culpa de Neymar ter saído da competição continental com fama de cai-cai, foi dele mesmo.
- Quem criou tudo isso foi o Neymar. Ele deveria seguir o exemplo do Messi, que nunca fica reclamando ou se atira. Neymar está sempre reclamando, criou um monstro, porque todo mundo vai ficar criticando-o por isso, é algo negativo. Ele não pode perder o que tem: sua magia. É algo muito bom.
JORNAIS ESPANHÓIS
Neymar ficou muito marcado pelas quedas na Copa do Mundo da Rússia. Elas se intensificaram quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica. Para o Mundo Deportivo, Neymar foi "Neymal" e teve uma atuação apagada contra a Bélgica. O Olé chamou Neymar de 'o simulador', por se "se jogar" e disse que o brasileiro "mostrou pouco jogo e muito teatro".
O Sport disse que Neymar voltou a se atirar e afirmou que "a estrela da seleção tentou forçar o pênalti em várias ocasiões". Já o AS disse que Neymar foi "irreconhecível no momento em que sua equipe mais precisava dele".
Já o Marca faz uma análise da atuação do jogador na temporada 2017/2018: "Neymar sai pela porta do fundo do Mundial e termina um ano para duvidar".
CHRISTOPHE DUGARRY
Christophe Dugarry, ex-atacante que foi campeão da Copa do Mundo com a França, em 1998, criticou Neymar por não ter comparecido ao jogo do título do Campeonato Francês do PSG, em 2018. Segundo o ex-jogador, Neymar 'cuspiu' no clube, por ter permanecido no Brasil para recuperação da primeira fratura do quinto metatarso do pé.
- Ele está cuspindo no clube, acho escandaloso. Se ele estivesse no Barça, ele teria voltado sem problemas. Não aguento mais os jogadores que estão apenas olhando para o próprio umbigo. É um coletivo que vence partidas, nunca são individualidades. E nós achamos que o PSG pode ganhar a Liga dos Campeões com atitudes como essa, disse Dugarry ao RMC Sport, da França.
Thierry Laurey - técnico do Strasbourg
Na partida em que Neymar fraturou novamente o quinto metatarso do pé direito, o técnico da equipe financeira, Thierry Laurey, criticou a postura de Neymar em campo. Segundo o comandante do Strasbourg, Neymar teve atitudes desrespeitosas por 'enfeitar' demais em algumas jogadas e seus jogadores usaram das faltas como forma de evitar isso.
-- Assumir, às vezes, é levar alguns golpes. Eu entendo que meus jogadores estejam cansados de ver outros jogadores tentando atrai-los para provocá-los. Ele têm o direito em um determinado momento de ser pego, não é proibido - disse o treinador.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias