Cade abre inquérito para investigar Globo, Fox, ESPN e Turner
Órgão está investigando os principais canais esportivos do Brasil para avaliar se há infrações à ordem econômica com as operadoras de televisão a cabo
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu um inquérito para investigar as relações dos principais canais esportivos - Globo, ESPN, Fox e Turner) para avaliar se há infrações à ordem econômica nas relações desses produtores de conteúdo esportivo com as operadoras de TV fechada. A informação foi publicada no blog do Rodrigo Mattos, no UOL Esporte.
Segundo o jornalista, o inquérito foi instalado em março de 2019 como consequência de uma investigação sobre a negociação do contrato das emissoras com o Campeonato Brasileiro. Essa apuração relacionada ao Brasileiro foi arquivada, pois o órgão decidiu que a Globo não tratou nehum clube de forma diferenciada.
Depois dessa investigação, foi perguntado as emissoras esportivas questão relacionadas aos contratos delas com as operadoras de TV a cabo. Entre as perguntas feitas à Globo, estão se a empresa detém ações de operadoras de TV Fechada e se tem influência sobre as decisões tomadas por estas. Vale lembrar que são as operadoras que decidem qual será a remuneração de cada canal, com critérios como audiência e visibilidade.
A Globo fez uma petição pedindo o arquivamento desta nova investigação do Cade. Ela desqualifica as acusações e diz que se tratam de práticas usuais ao modelo brasileiro de TV.
- Por todo o exposto nas seções precedentes, não se identificam quaisquer razões fáticas, econômicas ou jurídicas a justificar o presente Inquérito em face do Grupo Globo, o qual se requer lhe seja arquivado de imediato - afirma a Globo no inquérito.
A investigação continua e pode ter novos capítulos nos próximos dias.