Carnaval 2023: De volta à elite em SP, Independente canta a guerra em batalha para surpreender e se afirmar
Escola ligada à maior organizada do São Paulo busca cavar de vez espaço na primeira divisão
- Matéria
- Mais Notícias
Uma guerra. Assim pode ser definida a trajetória da Independente Tricolor no Carnaval de São Paulo (SP). Quando apareceu na elite pela primeira vez, em 2018, a impressão geral era a de que a agremiação, ligada à principal torcida organizada do São Paulo, fosse entrar de vez no patamar que suas rivais estão há anos. Não foi bem assim. E por isso neste retorno ao Grupo Especial paulistano, a hora é de iniciar uma batalha pela afirmação.
Para isso, o tema escolhido pela agremiação tricolor foi 'Samba no pé, lança na mão, isso é uma invasão!”, que traz uma das histórias de guerra mais lembradas no mundo, a Guerra de Troia, entre Grécia e Troia.
Relacionadas
+ Federação internacional atualiza ranking de melhores times do mundo; veja o top 50
O tema da batalha inspira a busca do título diante do que a escola enfrentou no Carnaval nos últimos anos. A Independente passou por dois problemas graves recentes. O primeiro foi logo no seu auge, quando subiu pela primeira vez ao Grupo Especial em 2018. O abre-alas deu problema e a escola acabou rebaixada. Depois, disputou normalmente em 2019, ficando em quarto lugar. Já em 2020, um incêndio atingiu o barracão e a escola não concorreu naquele ano. Veio a pandemia… Somente em 2022 disputaram, onde voltaram ao Especial como vice-campeões do acesso.
Com a responsabilidade de abrir o Grupo Especial no dia 17 de fevereiro, o tema levará para a avenida uma história que faz caminhar em paralelo a mitologia e a vida real. Onde qualidades, virtudes, traição e ambição desencadeiam uma guerra épica entre Esparta e Troia. E este conflito envolvendo Deuses e humanos resulta na vitória grega sobre Troia. Onde a persistência e principalmente a estratégia falaram mais alto.
- Este episódio nos remete, de certa forma, aos dias de hoje, elucidando sentimentos que podem nos levar a grandes feitos, mas também podem levar à atrocidades, disputas e guerras. Porém, apenas conquistar é o nosso objetivo. Conquistar o espaço que é nosso e jamais sair. Com muito samba no pé, garra e estratégia, invadiremos juntos o Sambódromo do Anhembi para mostrarmos que as adversidades não inibiram nossa vontade de vencer. Estamos chegando para ficar, este é o nosso lugar. E para isso deixamos aqui este aviso. - diz o comunicado da escola sobre o enredo.
O responsável pelo desfile será Amauri Santos, que entrou no projeto do Carnaval de 2022, tinha saído logo após o acesso, mas acabou retornando na vaga do Anselmo Brito, no início de ano e refez o projeto.
- O enredo no carnaval passado o presidente já tinha a ideia de fazer o enredo, havia comentado, só que não tinha entrado em um acordo e sai da escola. Contratou um outro profissional (Anselmo Brito), talvez não deu liga, não sei o que aconteceu. Pedi para retornar, e retornei. E tinha começado o projeto profissional, mas quis que tivesse mais a minha cara, já que no último carnaval quando cheguei já estava iniciado. Então queria que tivesse meu olhar desde o início - disse Santos, ao site 'Carnavalesco'.
- O enredo é bastante simples, didático, segue muito a história. Apesar da história da guerra de Tróia ter várias interpretações, nós criamos a nossa em cima da mais original que possa ter, inclusive até do filme, só que dando nosso molho. A gente mistura um pouco, os deuses aparecem muito no nosso enredo. Então traçamos um paralelo com o que a escola está vivendo hoje, retornando ao grupo de elite do carnaval de São Paulo. Nossa intenção é chegar para ficar, mostrar que o Anhembi e o Grupo Especial é o nosso lugar, queremos conquistar a avenida. Assim como a Grécia conquistou Tróia, a gente quer conquistar a avenida e mostrar que é nosso lugar - completou o carnavalesco.
Será a primeira vez de Santos na elite de São Paulo (SP). Portanto é algo muito novo para ambos, mas com pontos positivos avaliados.
- A dificuldade ainda permanece, a forma financeira, pois a escola acabou de sair do Grupo de Acesso. Mas diante de tantos problemas que a escola passou e teve que reconstruir. Não existe ainda uma estrutura de uma escola que estava no Especial há muito tempo, então tudo se torna um pouco mais difícil. Mas Grupo Especial, a verba melhora logicamente, os componentes se animam muito mais, a procura é outra, a Independente tem um contingente bacana, um povo que canta.
Sobre a meta neste ano no Grupo Especial, o carnavalesco é direto.
- Estou sentindo um clima muito bacana, que vai permanecer. Nossa luta hoje é permanecer, o que for acima disso é lucro. Não que nós estejamos fazendo um carnaval simplesmente para permanecer, além de fazer um carnaval com nível legal de especial sim, queremos trabalhar de forma muito técnico. Pois o julgamento de São Paulo é muito rigoroso, então monto toda pasta, mas tem pessoas para revisar. Estamos com esse cuidadozinho final.
RAIO-X
GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL ESCOLA DE SAMBA INDEPENDENTE TRICOLOR
Fundação: 13/10/2010
Cores oficiais: vermelho, branco e preto
Presidente: Alessandro Oliveira Santana (Batata)
Carnavalesco: Amauri Santos
Mestre de Bateria: Cassiano Andrade
Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Jeff Antony e Thais Paraguassu
Direção de Carnaval: Luciana Moreira
Direção de Harmonia: Douglas da Silva Pinto, Arnaldo Lopes Coelho, Aguinaldo Lopes Coelho e Douglas Neto
Coreógrafo da Comissão de Frente: Arthur Rozas
Colocação em 2022: Vice-campeã – grupo de Acesso
Ordem de desfile em 2023: sexta-feira (17 de fevereiro) - primeira escola a desfilar(23h15, de Brasília)
SAMBA-ENREDO
SAMBA NO PÉ, LANÇA NA MÃO, ISSO É UMA INVASÃO!
Autores: Maradona, André Diniz, Evandro Bocão e Marcelo Valência
Intérprete: Pê Santana
É mais que uma lenda imortal
Que o poeta eternizou
Vou bordar meu carnaval
Numa história de amor
Se os destinos são traçados
Se encontram frente a frente
Sou mais você… independente
Forjam-se lanças e espadas
Os deuses e a vida
De troia a esparta,
A paixão proibida
Sentimento e traição
Atravessou o mar
O sol a lhe guiar
O sonho realizar
Ôôô no Olimpo, na Terra
E nos mares bravios
Ôôô olhares de fogo
E o corte dos fios
De um lado, mil barcos
De tantas cidades
Do outro arqueiros
Defendem a muralha
O herói que afronta
Não é divindade
Mas vence a coragem
E tantas batalhas
Sem medo chega o presente grego
Dentro dele um segredo
A flecha que tarda, certeira não falha
Avante, minha escola
Rumo à vitória
Este é nosso lugar
Conquiste a avenida
A invasão vai começar
Um guerreiro valente eu sou
Se preciso for, eu vou
Além do infinito defender você
Sou independente até morrer
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias