Clube alemão suspende vínculo com patrocinadora russa após início da guerra na Ucrânia
Empresa era a principal fornecedora do time há mais de uma década
- Matéria
- Mais Notícias
O time alemão Schalke 04, atualmente na na segunda divisão do futebol nacional, anunciou o rompimento depois de 15 anos de parceria entre o clube e a estatal de gás russa Gazprom. Segundo o Schalke, a parceria está sendo suspensa devido aos ‘acontecimentos recentes’.
Relacionadas
O conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que, nos últimos anos, anexou países que faziam parte da extinta União Soviética e que atualmente conta com 30 membros.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirma que a anexação da Ucrânia e da Geórgia pela OTAN é uma ameaça ao seu país. Na última segunda-feira (21), através de um pronunciamento oficial, Putin reconheceu as independências de duas regiões ucranianas, embora o conflito militar aconteça há oito anos. E nesta quinta-feira (24), a Rússia invadiu militarmente a Ucrânia com o intuito de defender as reivindicações territoriais das duas regiões.
ℹ️ Following recent developments, FC Schalke 04 have decided to remove the logo of main sponsor GAZPROM from the club's shirts. It will be replaced by lettering reading ‘Schalke 04’ instead.#S04 pic.twitter.com/9kpJLRzTQ7
— FC Schalke 04 (@s04_en) February 24, 2022
Tendo em vista este cenário, o Schalke 04 optou por suspender o vínculo com a Gazprom que era a principal patrocinadora da equipe desde 2007. No lugar da marca, será estampado o nome do time.
Entenda o caso:
A Ucrânia fazia parte da extinta União Soviética, mas declarou independência no dia 21 de agosto de 1991. O país era tratado como uma região chave da antiga nação socialista por ser a segunda região mais populosa e por concentrar grande parte do setor agrícola, industrial e de aparatos militares.
No entanto, o conflito geopolítico passa pelo interesse da Ucrânia em se aliar com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), uma aliança militar que, nos últimos anos, anexou países que faziam parte da extinta União Soviética e que atualmente conta com 30 membros.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirma que a anexação da Ucrânia e da Geórgia pela OTAN é uma ameaça ao seu país. O leste da Rússia é considerado o ponto mais vulnerável do ponto de vista militar, mas a OTAN agregou Estônia, Letônia e Lituânia para a aliança militar em 2004, o que irritou o Kremlin.
Também em 2014, Donetsk e Luhank, províncias de Donbas, que também são próximos da Rússia devido a presença de grande parte da população que tem etnia russa, declararam independência da Ucrânia. O caso fez com que clubes de futebol, como o Shakhtar e o Zorya, tivessem que deixar as regiões de origem para atuarem em Kiev.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias