Comentarista Orlando Duarte morre vítima de Covid-19
Jornalista teve passagens pela rádio 'Jovem Pan' e havia se afastado do jornalismo esportivo em 2012
O escritor e comentarista esportivo Orlando Duarte faleceu, aos 88 anos, na manhã desta terça-feira vítima de Covid-19, em São Paulo. Orlando havia contraído o vírus e ficou quase três semanas hospitalizado. A informação foi dada inicialmente por Flávio Ricco em sua coluna no "R7".
Denominado de "O Eclético", Orlando cobriu Copas do Mundo de 1950 a 2006 e também dez Jogos Olímpicos. Ele estava afastado do jornalismo esportivo em 2012 e vinha enfrentando diversos problemas de saúde recentemente. Além de aneurismas, doenças cardíacas e osteoporose, foi diagnosticado de Mal de Alzheimer há cerca de dois anos.
>> Veja a tabela da Libertadores
Natural de Rancharia e apaixonado pela Portuguesa e Vasco, Orlando começou sua carreira no jornal "O Tempo", depois "A Gazeta Esportiva" e trabalhou nas rádios "Bandeirantes", Trianon e Jovem Pan.
Também foi diretor de esportes na TV Cultura e passou por SBT, Record, Band e Globo. Escreveu 32 livros sobre mundiais de futebol e Olimpíadas (dentre eles, "Todas as Copas do Mundo" e a biografia oficial de Pelé, de quem acompanhou a carreira de perto), mas também romances, como "O Homem que Volta" e "Os Desesperados".
Orlando ainda foi narrador do documentário "Pelé Eterno" e único escolhido para narrar o documentário "Fifa Fever" (em homenagem aos 100 anos de fundação da entidade máxima do futebol).