A Conmebol anunciou uma nova medida para combater o racismo no futebol sul-americano. A entidade usará quatro jogos da Libertadores da América para dar visibilidade à questão. Presidente da confederação, Alejandro Domínguez falou sobre a iniciativa.
- A Conmebol continua levantando a voz e lembrando a todos os envolvidos no esporte que a cor da pele, a raça, a etnia e os costumes não podem ser utilizados como desculpa para provocações. Qualquer comportamento que possa prejudicar a coexistência pacífica dos seres humanos é inaceitável. Nossas diferenças nos tornam únicos, e esse é o valor que devemos exaltar, sempre unidos pela mesma paixão em cada jogo, em cada gol, em cada abraço e comemoração, deixando claro que o futebol inclui, não separa - disse Dominguez.
As partidas escolhidas para a ação foram Nacional x Internacional e River Plate x Fluminense, nesta quarta, além de Flamengo x Racing e Olímpia x Atlético Nacional, na quinta (8). Uma das iniciativas é cobrir a bola com um pano que leva a frase "Basta de racismo".
+ Ex-atacante Dodô acerta com a Globo e já tem data para estrear; confira
A frase "Que o racismo não ofusque o belo futebol" foi outra escolhida pela entidade para ser difundida nas quatro partidas. A entidade também investiga atos racistas de torcedores do Newell's Old Boys no jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, na última terça.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90