menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Copa do Mundo Feminina na Globo: o que mudou e o que foi igual à cobertura da Seleção masculina?

Canal de TV aberta transmitiu o duelo entre Brasil e Panamá, estreia da equipe no torneio, nesta segunda-feira (24)

Logo Globo
A Globo transmite apenas sete partidas da Copa do Mundo Feminina em televisão aberta (Foto: Reprodução)

Escrito por

Para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina, a "TV Globo" adotou um esquema de reportagem similar ao do torneio masculino, com um repórter em campo e outros espalhados pelo Brasil, inclusive na casa de atletas. O correspondente Marcelo Courrege foi encarregado de trazer as informações do gramado. Antes da partida, a comentarista Renata Mendonça também apareceu ao lado do jornalista no Hindmarsh Stadium, na Austrália.

A locutora Renata Silveira comandou a exibição do duelo entre Brasil e Panamá, com comentários de Ana Thaís Matos e Caio Ribeiro. Diferentemente do que aconteceu na Copa do Mundo masculina, realizada no Qatar, os narradores e comentaristas transmitiram a partida de um estúdio no Brasil. No torneio do ano passado, parte da equipe também ficou em solo brasileiro, mas os principais nomes viajaram ao país-sede, como Galvão Bueno, Luís Roberto, Caio Ribeiro e Ana Thaís.

+ Marta compra mansão junto da namorada; veja fotos da casa

As transmissões em estúdio, sem a presença de narradores e comentaristas in loco, começaram a ser adotas amplamente pela Globo durante a pandemia da Covid-19. Uma das justificativas para a equipe de transmissão permanecer no Brasil na Copa Feminina é que, em contraste ao que aconteceu no torneio masculino, o calendário de competições do futebol brasileiro continua ativo, e os mesmos jornalistas estarão envolvidos nas exibições.

A equipe da Globo conta com 12 profissionais na Austrália: os repórteres Marcelo Courrege, Gabriela Moreira e Denise Thomaz Bastos, a produtora Cintia Barlem, a apresentadora Bárbara Coelho, a comentarista Renata Mendonça, os repórteres cinematográficos Franciane Dahm, Letícia Marotta e Thalisson Araújo, o produtor Allan Caldas, a chefe da cobertura Roberta Nomura e a produtora de planejamento Stephanie Buckley.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

O Grupo Globo adquiriu os direitos de transmissão de 34 partidas da Copa do Mundo Feminina. Apenas sete delas serão exibidas na TV Globo, ou seja, todos os jogos do Brasil caso avance até a final. Os demais confrontos passam no SporTV e Globoplay. No último torneio masculino, porém, a empresa garantiu a exibição de todas as 64 partidas, 56 delas em televisão aberta.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter