Dedé anuncia aposentadoria do futebol e faz agradecimento especial a Vasco e Cruzeiro
Ex-zagueiro utilizou as redes sociais para comunicar a decisão
Aos 35 anos, o zagueiro Dedé, ídolo de Vasco e Cruzeiro, anunciou nesta terça-feira (4) a aposentadoria dos gramados. O agora ex-jogador contou que foi preciso ''amadurecer a ideia por meses'' antes de oficializar a decisão nas redes sociais.
— Amadureci esta ideia por muitos meses. Pensei, refleti e entendi que era o momento de agradecer, sempre, e, por respeito a todos que acompanharam minha carreira, a ascensão, os muitos títulos, conquistas, premiações pessoais, reconhecimento, sucessos, batalhas, dificuldades, superação, lesões, incompreensão e dezenas de páginas com um linda história, tinha obrigação de comunicar que hoje, aos 35 anos, com este novo ciclo iniciado no último sábado, anuncio, oficialmente, o final da minha trajetória no futebol - comunicou Dedé em seu perfil no Instagram.
A última partida de Dedé como profissional ocorreu no dia 10 de maio de 2022, na vitória do Athletico por 4 a 0 sobre o Tocantinópolis, pela Copa do Brasil. O vínculo do zagueiro com o Rubro-Negro se encerrou em agosto do mesmo ano e o atleta permaneceu 'por conta própria' em busca de um projeto encantador - que não ocorreu mesmo com algumas propostas em mesa.
Em sua carreira como profissional, Dedé fez história no Vasco, campeão da Copa do Brasil 2011 e com direito a convocação para Seleção pelas atuações, e no Cruzeiro - clube que foi multicampeão. O zagueiro foi bicampeão brasileiro (2013 e 2014) e bicampeão da Copa do Brasil (2017 e 2018) pela equipe mineira.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Apesar das boas atuações e do reconhecimento em nível nacional, a carreira de Dedé também ficou marcada pelas lesões gravíssimas. Mas nem mesmo a saída conturbada do Cruzeiro foi capaz de amenizar o carinho e gratidão do atleta pela história escrita no clube.
— O Volta Redonda que me deu a primeira oportunidade, o Vasco que me abriu as portas e a torcida maravilhosa que transformou em mito. Como amo esta torcida. Mito que, quem convive comigo sabe, nunca me considerei. O Cruzeiro. Ah, meu Cruzeiro querido! Ali, foram páginas heroicas imortais. Quanta felicidade, quantos títulos importantes e muitas lesões também. Tentei muito superar, mas só eu sei o quanto foi difícil. Sucessivas cirurgias que acabaram interferindo no rendimento de alto nível -, e prosseguiu:
+ Transforme qualquer TV em Smart e assista aos jogos do seu time do coração quando quiser!
- Não quero entrar em detalhe de cada título ou de cada conquista. Foram muitos, graças Deus! De cada atleta ou profissional que esteve ao meu lado, mas quero agradecer, agradecer e agradecer a todos! Agradeço a Deus, a minha amada Nossa Senhora Aparecida, a minha família, que caminhou sempre comigo, desde o comecinho. Agradeço aos amigos de infância, aos que fiz no futebol, aos profissionais que me cercaram e me ajudaram muito, mas muito mesmo. São centenas de pessoas especiais. A muitos profissionais da imprensa. Embora movidos pela imparcialidade, como tem que ser, recebia mensagens de apoio de muitos jornalistas, nos momentos mais difíceis. Não esqueço nenhum apoio, de nenhuma parte -, escreveu.
O zagueiro retornou a Volta Redonda - cidade natal - , no Rio de Janeiro, e passou a ser reconhecido por outro esporte: o futevôlei. Dedé inclusive compartilhava alguns registros pelas quadras da região e até participou do 'Circuito Brasileiro'.