Derrubaram a estátua do Renato? Foto ronda a web após goleada do Flamengo; fato ou fake?
Imagem de uma estátua derrubada é verdadeira, mas foi postada fora do contexto
Após a goleada do Flamengo sobre o Grêmio pela Copa do Brasil, uma imagem de uma estátua derrubada começou a rondar as redes sociais com torcedores levando a sério a 'informação' de que a estátua feita em homenagem a Renato Gaúcho pelo Grêmio teria sido derrubada. A notícia, no entanto, é fake news, e não passava de uma zoeira da internet.
+ Veja o chaveamento da Copa do Brasil!
A imagem de uma estátua derrubada é verdadeira, mas foi postada fora do contexto. Na realidade, o monumento quebrado é uma homenagem ao sueco Zlatan Ibrahimovic, e ficava localizada em Malmo, na Suécia.
Após ser inaugurada em outubro do ano passado, a estátua já foi vandalizada três vezes. A torcida do Malmo não aceita o fato de Ibra ter se tornado um dos proprietários do Hammarby, um dos rivais do clube que revelou o atacante.
Os vândalos cortaram a estátua na altura do tornozelo e deixaram apenas os pés na base da homenagem. A imagem do ídolo caiu sobre uma cerca. Além de derrubarem, os infratores também cobriram a face da estátua com uma camisa da seleção sueca e picharam uma frase com os dizeres 'take away' ('leve embora', na tradução).
Já a estátua de Renato Gaúcho que foi inaugurada em 2019, até o momento desta publicação, continua de pé. A peça de bronze tem quatro metros de altura e fica posicionada em frente a Arena.