Dorival dispara contra técnicos estrangeiros na Seleção e faz crítica à CBF
Técnico faz questionamento sobre o curso de licença para treinadores da entidade
- Matéria
- Mais Notícias
Ex-técnico do Flamengo, Dorival Júnior teceu críticas a uma possível escolha de um técnico estrangeiro para a Seleção Brasileira. Durante participação no programa 'Seleção Catar', do SporTV, o técnico defendeu os comandantes brasileiros e ainda fez um questionamento à Confederação Brasileira de Futebol.
- Eu sou muito sincero. Eu não acho que deva ter. Só se for o melhor treinador do mundo, que na minha opinião é o Guardiola. Caso não seja ele, não é para ter. É para ter um treinador brasileiro. Não ganhamos cinco Copas do Mundo por termos somente grandes jogadores. Sempre tivemos um grande comandante também - começou Dorival.
Relacionadas
+ Ex-jogador da seleção argentina pede para atletas baterem em Mbappé 'da coxa ao peito'
- Nosso curso não é reconhecido fora do país. Um treinador brasileiro não pode não sair do país, porque a Uefa não reconhece nossos cursos até hoje. A própria CBF não está atestando a validade de um profissional, porque vai manter um curso, que ela avalia, mas não é reconhecido lá fora? No momento de se definir de um profissional do país, ataca um nome de fora - completou.
+ Ex-goleiro Júlio César revela para quem irá torcer na final da Copa do Mundo: 'É óbvio'
Em contato com o LANCE!, a CBF emitiu nota oficial esclarecendo a questão do reconhecimento dos cursos da entidade no exterior, conforme assunto abordado por Dorival Júnior no SporTV. Veja o que a Confederação Brasileira de Futebol falou sobre o tema em seu comunicado:
"A CBF informa que as licenças de treinadores concedidas pela entidade são amplamente reconhecidas no Exterior. Ressalta-se que, respeitando a organização do futebol mundial, na ausência de acordos entre Federações continentais, estes reconhecimentos dependem de concessões bilaterais individuais entre as federações de cada país.
Na América do Sul, já existe, por intermédio da Conmebol, o reconhecimento comum de Licenças PRO entre os países membros.
Fora do nosso continente, os treinadores brasileiros atuam em diversos países e mercados com base neste reconhecimento mútuo individualmente tratado com cada entidade nacional.
Até o final do ano, a Conmebol e a Uefa deverão anunciar a homologação nos dois continentes das licenças de treinadores concedidas por todos os seus países filiados".
Dorival Júnior foi campeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Flamengo. No entanto, apesar dos títulos, não foi mantido no cargo pelo Rubro-Negro, que contratou Vitor Pereira, português ex-Corinthians. Já na Seleção Brasileira, Tite já definiu que não seguirá no cargo, mas a CBF ainda não definiu novo nome para a posição.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias