Uma pesquisa realizada pela 'Japan News Network', entre os cidadães japoneses, aponta que 77% dos entrevistados não acreditam que os Jogos Olímpicos que deveriam ser realizado entre julho e agosto de 2020, serão realizados em 2021, por causa da pandemia de COVID-19.
As autoridades do Japão já afirmaram que caso não seja possível a realização em 2021, ou seja, caso a opinião dos japoneses se concretize, os Jogos não sofreram um segundo adiamento e sim serão cancelados, por causa do aumento no custo financeiro necessário para arcar com a manutenção dos locais de competição e honrar com os contratos com os compradores dos apartamentos da Vila Olímpica.
As Olimpíadas de Tóquio foram adiadas em após muita pressão dos comitês olímpicos locais que, em alguns casos, chegaram a afirmar que não mandaria atletas caso a competição fosse mantida para 2020. Após muita discussão entre os membros do Comitê Olímpico Internacional, ficou decidido que os jogos seriam remarcados para os dias 23 julho a 8 de agosto de 2021.