Neste domingo (6), mais de 155 milhões de brasileiros devem exercer seu direito ao voto nas eleições regionais, para decidir os eleitos a vereador e a prefeito nos 5.569 municípios brasileiros. Porém, em uma volta pelas duas das maiores cidades do país - Rio de Janeiro e São Paulo -, o futebol foi posto de lado por parte dos eleitores neste primeiro turno.
➡️ Entenda por que a CBF parou o futebol brasileiro neste domingo
Em São Paulo, a reportagem do Lance! viu poucas pessoas com camisas de times de futebol. No bairro da Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, o que se viu na manhã deste domingo foi a preferência partidária se sobrepor à paixão futebolística. A camisa da Seleção Brasileira, que virou símbolo de uma parcela significativa do eleitorado brasileiro, só foi vista uma vez.
– Eu vim trazer minha esposa e vou votar daqui a pouco. Eu gosto de usar a camisa do São Paulo. Tenho bastante camisa do time. Aproveitar que dá para usar no domingo, e achei que não ia passar em algum lugar que fosse incomodar (outra torcida) – explicou o bancário Rafael Lima.
No Rio de Janeiro, o Lance! circulou pela região do atual líder do Brasileirão para conferir como andam as emoções dos fãs do esporte no dia do primeiro turno da eleição.
Casa do Botafogo, o Nilton Santos também abre nos dias de eleições como zona eleitoral. Estudante de Educação Física, Gabriel Ragno mora perto do estádio e não perde oportunidade de estar perto do clube do coração. O jovem de 21 anos estava com a família, e todos vestiam a camisa do Glorioso.
– Como botafoguense que vota em casa (no Nilton Santos), eu não podia deixar de vestir essa camisa nesse momento. Eu e minha família somos todos botafoguenses e estamos curtindo muito esse momento do Botafogo. Então, não tinha outro jeito de cumprir minha parte como cidadão aqui no Nilton Santos, sem minha camisa – explicou o torcedor carioca.
➡️Brasil domina a Argentina e conquista a Copa do Mundo de Futsal
Ao ser perguntado sobre o encontro futebol e política, Gabriel compartilhou a opinião sobre a fusão entre os assuntos. Entende que os dois não deveriam se unir nas eleições. Jurou que não deixa o amor pelo Botafogo interferir no voto.
– Sei que temos alguns candidatos que são ex-jogadores do Botafogo, mas não deixo esse fato mudar minha escolha, não. Não acho que uma coisa tenha a ver com a outra, então não faço – completou o estudante.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Ainda pela Zona Norte, no Grande Méier, foi possível observar camisas de todos os clubes cariocas, mesmo em um dia sem partidas. Aos domingos, é comum rolar encontros nas famosas feiras de rua da região, o que se intensificou com a população nas ruas por causa das eleições. Do topo ao fim da tabela, os torcedores não escondem o amor por clubes do coração, embora Flamengo e Botafogo tenham sido o grande destaque no domingo eleitoral.