ESPN Brasil: demitidos e colegas de profissão comentam saídas do canal
Jornalistas do EI e do grupo Globo falaram sobre onda de demissões em emissora. Rafael Oliveira, Tironi e Arnaldo, ex-ESPN Brasil, também desabafaram
As mudanças anunciadas na direção e entre os jornalistas da ESPN Brasil chamaram atenção de profissionais da comunicação de outras emissoras, nesta quarta-feira. O canal rescindiu o contrato com o vice-presidente de jornalismo e produção, João Palomino, e outros oitos profissionais. Não demorou para que colegas de profissão e os próprios profissionais comentassem sobre as demissões.
A saída em massa, segundo apuração do LANCE!, é parte de um processo de mudanças que a Disney, dona do canal, pretende fazer na ESPN Brasil.
A lista conta com nomes consagrados do canal e pegou de surpresa muitos amantes do esporte. Deixaram a ESPN Brasil o editor-chefe Arnaldo Ribeiro, o editor-executivo Eduardo Tironi, a coordenadora dos canais da empresa Renata Netto, o apresentador João Carlos Albuquerque, o 'Canalha', além dos comentaristas Juca Kfouri, Rafael Oliveira, Claudio Arreguy e Mauricio Barros.
Nas redes sociais, não demorou para que jornalistas, tanto do grupo Globo, como do Esporte Interativo, se manifestassem sobre a série de demissões. Bárbara Coelho, Xico Sá, Alex Escobar, André Henning, Bruno Forminga e outros falaram sobre o caso. Acompanhe as principais reações dos comunicadores:
Um grande abraço aos companheiros de ESPN. Eles podem ter perdido o emprego, mas quem mais perdeu foi o público da emissora. Gente muito qualificada foi dispensada hoje, o jornalismo esportivo deu uma empobrecida geral
— Sérgio Xavier Filho (@sxavierfilho) August 14, 2019
Triste e assustador...me solidarizo com os colegas.
— Alex Escobar (@AlexEscobar_) August 14, 2019
Digo o mesmo! @OliveiraRafa é dos caras mais legais pra ouvir sobre futebol. Didático, Simples, estudioso e zero arrogante (algo raro na minha geração). Ele está numa prateleira muito especial, que está diminuindo com espaços pra oba oba e menos informação. https://t.co/6b0DeFGaI6
— Ana Thaís (@anathaismatos) August 14, 2019
Trabalhei com @OliveiraRafa no EI em 2010! E ficava perplexa com a quantidade de jogo que ele via!! A propriedade que comentava/ comenta. Um dos melhores da profissão. Nesses últimos 9 anos aprendi DEMAIS com o Rafa! Certeza que já já estará ✈️ no mercado de novo.
— Bárbara Coelho (@barbaracoelho) August 14, 2019
Ele é fera demais!
— EUDES JUNIOR (@eudesjunior27) August 15, 2019
Num dia como hoje, onde alguém no jornalismo esportivo decide abrir mão da competência do @OliveiraRafa, essa reflexão no livro do Klopp é o retrato do cenário atual. Meu xará é ótimo e vai encontrar o seu espaço, mas é esse mesmo o caminho!? https://t.co/iFu96Oq36a
— Raphael Rezende (@raphaelrezende) August 14, 2019
Um ano atrás, nosso mercado se inundava de desempregados com o término dos canais Esporte Interativo. Hoje, outros tantos (espero que numa quantidade muito menor) encaram o mesmo drama na ESPN. E não vai parar por aqui. Infelizmente. Tempos sombrios...
— insta: AndreHenning75 (@AndreHenning) August 14, 2019
Minha solidariedade a todos os companheiros que estão sofrendo hoje e os que ainda não se recuperaram do baque do EI no ano passado. Apesar de ter mantido o meu emprego, eu mesmo ainda não me recuperei daquele dia fatídico. Só quem vive, sabe como é. Uma derrota sem tamanho.
— insta: AndreHenning75 (@AndreHenning) August 14, 2019
Jornalismo é plural. Há espaço pra tudo, já que há público pra tudo. Nesse cenário, ter um perfil como o @OliveiraRafa é necessário pra entregar um produto de qualidade. Abrir mão disso não "passa por transformações para atender aos fãs, acionistas e clientes de esportes".
— Bruno Formiga (@brunoformiga) August 14, 2019
Já já narro Liverpool x Chelsea. Dedico a transmissão de hoje ao amigo @OliveiraRafa, um apaixonado pelo futebol inglês e, acima de tudo, um apaixonado pela profissão. Posso dizer, com orgulho, que subimos juntos da 'base' para o 'profissional'. Abraço forte, cara!
— Instagram: jorgeiggorei (@jorgeiggor) August 14, 2019
Bola pra frente, garoto, sem enceradeira e sem toquinho de lado. Pra cima. Obrigado pela nossa excelente temporada por lá. Boa sorte nos novos rumos, vc é “favoritaço”, sempre . Abs
— xico sá (@xicosa) August 15, 2019
Alguns dos profissionais que deixaram a emissora também comentaram sobre as suas saídas. Rafael Oliveira, Tironi e Arnaldo desabafaram sobre suas demissões.
Não perde o emprego quem nunca encarou aquilo como emprego. Ir para a ESPN todos os dias sempre foi um grande prazer acima de tudo. Dias como o de ontem são inesquecíveis não pela tristeza da saída, mas pelo aconchego de tanta gente q se importou comigo. Só posso agradecer.
— Eduardo Tironi (@etironi) August 15, 2019
Passando aqui para agradecer a todas as mensagens de carinho e solidariedade. Obrigado também a todos os meus companheiros da Espn. Companheiros que aparecem no vídeo, que aparecem aqui no Twitter ou que simplesmente ‘não aparecem’ (mas que moram no meu coração).
— Arnaldo Ribeiro (@ArnaldoJRibeiro) August 15, 2019
Vida que segue!