Ex-Globo, André Hernan comenta trabalho no Youtube e revela ideia de reality show entre jornalistas
Jornalista deixou a emissora em 2022 e já tem mais de 200 mil inscritos em canal
Quase um ano após deixar a Globo, o jornalista André Hernan hoje faz sucesso nas plataformas digitais. Com mais de 200 mil inscritos no Youtube, o repórter conversou com o LANCE! e falou sobre a nova etapa da carreira. O paulista de 41 anos relembrou a decisão de deixar a emissora em 2022 e também falou sobre a adaptação nos novos meios.
- Receio não tive. Meu sentimento sempre foi um só, de ter a certeza que estava fazendo a coisa certa. O que motivo para essa troca foi sentir que poderia acrescentar, que poderia fazer diferente, escrever uma nova história. O dia a dia da televisão sempre foi bastante desafiador, mas na Globo eu já tinha experimentado de tudo - começou Hernan.
- Lá na Globo eu passei por estágio, produção, produção de grandes eventos, até ir para o vídeo. No vídeo fiz Copa, Olimpíada, Eurocopa, Copa do Brasil... Senti que minha missão na TV já estava cumprida. E agora depois de um ano nessa nova etapa, na NWB, estou muito feliz de estar vivendo isso tudo, e ainda tem muita coisa a se fazer - completou.
+ Luana Piovani diz que Pedro Scooby anexou fotos nuas dela em processo: 'Ardiloso e cruel'
Empresa que produz os vídeos e trata da carreira de André Hernan, a NWB também é parceira de outros grandes sucessos das redes sociais, como o canal "Desimpedidos" e o "Camisa 21". Hernan pediu demissão da Globo no dia 1° de abril do ano passado após 18 anos de trabalho na empresa. O jornalista revelou não ter saudade do modelo Globo de trabalho.
- Não sinto falta do trabalho na Globo, daquele modelo. O André do digital já não cabe mais na TV. Sinto muita falta dos amigos, isso com certeza. Dá saudade das resenhas, dos pós-jogos. Mas quando eu vi meus ex-colegas na Globo na cobertura da Seleção na Copa, vi que aquilo lá ficou para trás, tem muito caminho a percorrer no digital - explicou.
+ Após dirigir alcoolizado, Joelinton, do Newcastle, tem habilitação suspensa e recebe multa de R$ 182 mil
Hernan era um dos principais repórteres de Globo e responsável por vários furos nas negociações dos clubes, principalmente em São Paulo. Ganhador de seis prêmios no Troféu ACEESP, na categoria de melhor repórter esportivo de TV, Hernan falou sobre um projeto futuro, sobre um reality show entre jornalistas nas plataformas digitais.
- Eu tenho uma ambição, com muito pé no chão, de formar novos profissionais. Acho que podemos trazer novos formatos, com a minha marca de notícia, de informação, de bastidores. Quero formar uma galera, quem sabe não fazer um reality show. Misturar o entretenimento com o jornalismo, como se trabalha para apurar no dia a dia, dificuldade para achar uma fonte. Ainda é um projeto embrionário. Mas isso é para frente, agora a ideia é crescer o canal - comentou.
Veja outros trechos da entrevista com André Hernan:
Adaptação nos meios digitais
- Como todo processo de mudança brusca, você tem que se adaptar. A minha foi "fácil", porque eu já estava no digital da Globo, fazendo o 'GE'. Hoje, o meu trabalho autoral, por mais que já tenha uma consolidação, tenho percalços. A gente vai aprendendo com acertos, erros. Eu quero me desconstruir como repórter tradicional. Acho que talvez meu principal desafio nesse primeiro ano é me desconstruir da figura André Hernan, repórter de televisão. É onde eu estou tendo mais cuidado nesse processo de transição. Hoje eu fico feliz quando me vejo no vídeo de camiseta, ou em uma live de óculos escuros. Às vezes ainda me sinto careta (risos), mas vou chegar ao ideal.
Trabalho no Youtube
- A plataforma digital já te dá outra pegada. Eu tenho recebido retorno das fontes, dos entrevistados, dizendo que eu estou muito "soltinho". Às vezes eu já chego no lugar gravando e fica muito legal. Esse retorno das pessoas, sobre estar mais à vontade mostra um caminho de um trabalho que está sendo bem feito. Quero ficar cada vez mais "soltinho" (risos).
Prêmio ACEESP 2022
- Esse prêmio me pegou muito de surpresa. Fiquei muito feliz e emocionado com o prêmio. É uma votação da categoria de jornalistas e ser eleito o vencedor me mostrou que, apesar de fazer uma mudança ousada como eu fiz, mostra que eu nunca deixei de ser repórter. De todos que ganhei, esse foi o mais marcante. Vi pessoas que saíram da Globo que me mandaram mensagem dizendo que eu era inspiração. O retorno dos meus colegas é muito gratificante.