FIFA 23 comete gafe e cria jogador genérico Deiverson no Flamengo
Por não ter licenciamento, game inclui jogadores com nomes exóticos para os clubes brasileiros; alcunha é bastante parecida com Deyverson, ex-jogador do Palmeiras
Enquanto o Flamengo não entra em campo para a final da Libertadores 2022, o algoz da final da temporada passada segue amedrontando os rubro-negros até no videogame. No FIFA 23, jogo eletrônico de futebol da EA Sports, a empresa criou, para o Flamengo, o jogador genérico Deiverson, um quase homônimo do atacante Deyverson, ex-Palmeiras, autor do gol do título do Verdão na final da Libertadores em 2021, conquistada em cima do clube carioca.
+ Confira: Endrick no Barcelona?
Sem o Campeonato Brasileiro licenciado, o futebol nacional será representado apenas pelas equipes classificadas para as competições da Conmebol (Libertadores e Sul-Americana).
Assim como nas últimas edições do game, os times brasileiros não possuem jogadores reais, sendo criados atletas genéricos pela desenvolvedora do jogo.
Porém, a EA Sports parece não ter levado em conta o feito do ex-camisa 9 palmeirense ao incluir um Deiverson Kaio no elenco fictício do rubro-negro no game.
Mano e o FIFA 23 que meteu um jogador chamado DEIVERSON no Flamengo como jogador genérico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/zXnV5pzp0J
— JeAraujo (@_jearaujo) September 28, 2022
O gol de Deyverson não só ficou marcado pelo título da decisão continental, mas pelo fato dele ter se consolidado como um personagem do futebol brasileiro. Na partida diante do Flamengo, ele entrou na prorrogação, fez o gol do tri alviverde e ainda provocou os atletas e torcedores rivais.
Desde o FIFA 20, a EA Sports têm as Copas Libertadores e Sul-Americana licenciadas, ou seja, o game pode utilizar as equipes, os escudos e os uniformes oficiais dos brasileiros presentes nas competições.
Atualmente, Deyverson é jogador do Cuiabá. Ele encerrou a sua passagem pelo Palmeiras no dia 30 de junho deste ano. O atleta caiu nas graças da torcida pela sua personalidade em campo e, sobretudo, pelos gols de título do Brasileiro 2018 e da Libertadores 2021.