Galvão vai sair ou não? Entenda como fica a situação do narrador na Globo
Locutor viveu um longo imbróglio com a emissora sobre a sua renovação contratual
A transmissão da grande final da Copa do Mundo de 2022 marca a despedida de Galvão Bueno das narrações da Rede Globo. Aos 72 anos, o jornalista permanecerá na emissora, contudo, exercendo outras funções. Ao longo do ano, a continuidade do locutor foi assunto na imprensa esportiva.
+ Vez de Argentina x França! Lembre as finais de Copa do Mundo entre sul-americanos e europeus
FIM DE CICLO
Durante o confronto entre Brasil e Chile, em março deste ano, no Maracanã, Galvão anunciou ao público que essa seria a última partida da Seleção Brasileira narrada pelo locutor em solo brasileiro. Em seguida, os rumores sobre um término de contrato com a Globo, que se encerra em dezembro de 2022, após mais de 40 anos de emissora.
Em abril, Galvão Bueno e a agência de carreiras "Play9" firmaram uma parceria até 2026. Na época, a informação foi confirmada por Felipe Neto, um dos co-fundadores da empresa.
FINAL FELIZ
A emissora carioca não queria perder Galvão e se acertou com o narrador em outubro, sete meses após o assunto se tornar público. Diferente do contrato anterior, o vínculo estabelecido entre ele e a emissora não possui exclusividade. Portanto, como era de interesse de Galvão, é possível fechar com outras empresas, como serviços de streaming.
Recentemente, o narrador fechou parceria com a rede social TikTok e "emprestou" a sua voz para narrar vídeos criados por usuários da plataforma.
NOVA FUNÇÃO
Apesar de Galvão ter anunciado o fim da sua carreira de locutor na televisão, o contrato o coloca como membro da equipe dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. No entanto, seu principal papel até a grande competição será realizar chamadas institucionais e esportivas na TV aberta. Também pode-se fechar a apresentação de um programa, não necessariamente com pautas esportivas.
+ Veja como será o esquema da Globo para a despedida de Galvão na final da Copa
No Qatar, o locutor chega a sua 13ª Copa do Mundo. Neste ano, ele recebeu prêmio da Fifa e da Associação Internacional de Imprensa Esportiva, por narrar 12 Copas do Mundo. Galvão é a voz da final, entre Argentina e França, diretamente do Estádio Lusail, às 12h (de Brasília).