O ginasta russo Ivan Kuliak, no último final de semana, protagonizou uma cena polêmica no mundial de ginástica em Doha, no Qatar, o atleta estampou no peito do seu uniforme um símbolo que faz menção à guerra na Ucrânia. A provocação foi destinada a um ucraniano que venceu a prova. O jovem atleta não se desculpou pelo gesto, e garantiu que se tiver outra oportunidade repetirá o gesto.
Durante a Copa do Mundo da ginástica artística, Ivan Kuliak, da Rússia, subiu no pódio ostentando um símbolo de guerra em seu peito. Na cerimônia da medalha, o atleta tinha uma letra Z, feita com esparadrapos, onde deveria ficar o símbolo do seu país. Vários tanques e carros blindados russos que estão participando da invasão à Ucrânia possuem pintados o símbolo Z branco, que se tornou uma referência russa na guerra. A letra remete à expressão "za pobedu", que significa "para a vitória".
Em entrevista a rede de televisão Russia Today o Kuliak reafirmou o gesto e disse que:
- Se houvesse uma segunda chance e eu tivesse a opção de sair com a letra 'Z' no peito ou não, faria o mesmo. Eu vi isso em nossos militares e olhei o que esse símbolo significa. Acabou sendo "pela vitória" e "pela paz". Eu só queria mostrar minha posição. Como atleta, sempre vou lutar pela vitória e jogar pela paz - falou o ginasta
A manifestação do ginasta foi direcionada a Illia Kovtun, da Ucrânia, que ganhou a medalha de ouro nas barras paralelas numa das etapas da Copa do Mundo. O russo, de 20 anos, ficou com o terceiro lugar, e não teve a presença da bandeira do seu país na cerimônia de pódio, por conta das sanções do esporte a Rússia.
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) disse que abriu um processo disciplinar contra Kuliak por seu "comportamento chocante" na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha.