menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Globo aciona Justiça para impedir Turner de transmitir jogos

Emissora vê ilegalidade em exibição de partidas com clubes sem contratos com empresa dona do Esporte Interativo. Contratos pré-MP 984 devem prevalecer, diz Globo em nota

Arte - Globo x Turner
imagem cameraBrasileirão 2020: Transmissão das partidas do principal campeonato nacional passa por disputa entre canais (Foto: Arte/Lance!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/08/2020
11:11
Atualizado em 06/08/2020
17:18

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Rede Globo anunciou, na manhã desta quinta-feira, que irá recorrer na Justiça quanto aos direitos de transmissão do Brasileirão 2020. Isso porque a ação movida busca impedir que a Turner exiba jogos do campeonato nacional envolvendo clubes que tenham contrato de exclusividade com a emissora carioca. 


Ainda segundo a justificativa, que visa defender os direitos integrais dos jogos para todas as plataformas do Grupo Globo, os acordos feitos há anos são "perfeitos" e defendidos pela Constituição, o que descartaria qualquer alteração quando à nova Medida Provisória (emitida em julho de 2020, alterando direitos de transmissões esportivas no país. Ela indica que mandantes das partidas tenham a opção de escolherem como irão exibir os jogos).

A nota (leia abaixo) ainda afirma que, mesmo neste cenário, a Turner - dona dos canais Esporte Interativo - decidiu, seguindo a tabela divulgada pela CBF, transmitir partidas dos clubes que assinaram contrato de exclusividade com o Grupo Globo.

APOIO DOS CLUBES
Nos últimos meses, clubes parceiros da "Turner" chegaram a se encontrar com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para garantir seus direitos de transmissão como mandantes de jogos. Por outro lado, dirigentes de Corinthians e Atlético-GO, por exemplo, se manifestaram nas redes sociais reafirmando a parceria com a Globo.

Vale lembrar que a emissora tem contrato de exclusividade em todas as plataformas com os seguintes clubes da Série A: Atlético-GO, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, São Paulo, Sport e Vasco.

Sete equipes assinaram com o Grupo Globo para TV aberta e pay-per-view e acordaram com a Turner para TV fechada, como anunciado pela emissora. São estas Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Inter, Palmeiras e Santos. O Athletico-PR tem acordo com a Globo apenas para TV aberta e com a Turner para TV fechada. O Bragantino foi o único clube que não assinou qualquer contrato de transmissão.

Leia na íntegra a nota divulgada pela emissora:
"A Globo recorreu à justiça para impedir que a Turner exiba partidas de clubes da série A do Brasileirão cujos direitos pertencem à Globo, pois foram negociados há vários anos, com exclusividade, por aqueles clubes com a empresa. O entendimento da Globo é que a Medida Provisória 984 não pode retroagir para alterar situações estabelecidas em contratos celebrados antes de sua edição, pois são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal. A posição da Globo já recebeu declarações de apoio de clubes como Corinthians, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Atlético Goianiense, Goiás e Sport, que foram anexadas à ação. Da mesma forma, como já explicitado em notificação anterior, a Globo respeitará os contratos firmados por terceiros e não exibirá jogos na TV por assinatura em que os clubes que assinaram com a Turner sejam visitantes, ainda que os mandantes tenham cedido seus direitos à Globo para a mesma plataforma. Como parceira e incentivadora do futebol brasileiro há muitas décadas, a Globo acredita que o futebol só será capaz de vencer seus desafios com planejamento e segurança jurídica para aqueles que investem altas quantias nesse negócio tão importante para o Brasil e para os brasileiros."

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias