A paralisação do futebol paulista não será um problema par a a Globo. A emissora já encontrou saídas para transmitir nos dias de jogos e não pretende agir para que os clubes sigam no Paulistão. Em nota, o Grupo Globo diz que irá respeitar e aguardar a decisão dos clubes sobre a paralisação por conta do coronavírus.
+ Veja a tabela do Paulistão 2021
A Federação Paulistas e os clubes do estadual conversam para acertar a forma mais segura de manter a competição. Entre tentativas de jogar no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o Paulistão foi paralisado. Uma decisão do governador de São Paulo João Dória (PSDB) decretando a proibição de partidas no Estado facilitou a pausa. A decisão de incluir eventos esportivos na lista de atividades proibidas no estado foi tomada a pedido do Ministério Público. A medida, que iria inicialmente até o dia 30 de março, foi estendida até 11 de abril.
- Como vem fazendo desde o início da pandemia há mais de um ano, a Globo segue respeitando as orientações dadas pelas autoridades competentes e acompanhando as decisões dos organizadores das competições. Entendemos que o momento é de cautela, e que a prioridade é a segurança de todos. Vamos seguir e respeitar todos os protocolos que forem definidos e decididos pelas entidades - comunicou a Globo em nota.
Os debates acontecem após o aumento de casos e mortes de Covid-19 no país. Cerca de 300 mil brasileiros já morreram pela doença no Brasil, e a média de novas mortes segue aumentando diariamente. Segundo o Uol, a Globo não deve interferir nos bastidores para manter os jogos.
A emissora inclusive já se planejava para não contar com os jogos, de acordo com o portal. Nas últimas chamadas de atrações na TV, o Paulistão já não aparece como destaque. Ainda segundo informações do portal, os clubes pretendem manter os jogos para não perderem financeiramente. A previsão é de que, caso o campeonato seja paralisado por muito tempo, as equipes perderão parte das cotas televisivas, como foi feito pelo canal em 2020.