Iniesta é acusado de racismo nas redes em foto pelo Dia de Reis

Meia compartilhou foto em que aparece com outras pessoas com os rostos pintados com tinta negra. Seguidores acusaram o jogador de praticar o 'blackface'

Escrito por

O meia Andres Iniesta causou polêmica ao compartilhar uma foto em suas redes sociais, no último domingo. Para comemorar o Dia de Reis, o espanhol, atualmente no Vissel Kobe, do Japão, aparece ao lado da mulher, Anna Ortiz, suas filhas, e outas duas pessoas que representam os reis magos, com os rostos pintados com tinta negra.

Seguidores acusaram o jogador de racismo pela prática do "blackface", técnica do teatro em que atores se pintavam com carvão para interpretar personagens negros. A utilização deste método é considerada racista, sob o argumento de servir para ridicularizar a raça negra e por ser uma forma de exclusão dos artistas negros.

A imagem tem mais de 300 mil curtidas no Instagram e cerca de 1600 comentários. Alguns fãs pediram que o ídolo apagasse a publicação, logo após a postagem:

– Fico pensando como você pôde dividir o vestiário e tantas conquistas com Eric Abidal e Dani Alves e ainda não perceber que isso não é legal. Isso é muito decepcionante! – escreveu uma seguidora.

– Estamos em 2019 e você ainda está usando blackface. Você deveria saber que não é apropriado. Certamente virá com alguma desculpa. Isso é racista. Tira isso daí – pediu outro fã nos comentários.

– Eu não posso acreditar que em 2019 pessoas famosas ainda façam blackface e postem isso no Twitter. Aonde estão seus amigos Iniesta? – questionou o apresentador da BBC Nick Bright.

Siga o Lance! no Google News