Irã cumpre sentença de morte contra lutador; COI e Trump pediram que vida do atleta fosse poupada
Navid Afkari, de 27 anos, foi executado por enforcamento neste sábado no Irã, após ser acusado de assassinato em uma manifestação contra o regime politico no país, em 2018
O atleta de luta olímpica Navid Afkari, de 27 anos, foi executado por enforcamento neste sábado no Irã, após ser acusado de assassinato em uma manifestação contra o regime politico no país, em 2018. O caso ganhou repercussão mundial após um vídeo com a voz do atleta ser divulgado na internet.
Nele, Navid diz que tem provas da inocência e pede ajuda. Após a divulgação, órgãos como a Anistia Internacional e o Comitê Olímpico Internacional, pediram a revisão de pena do atleta. Até o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post no Twitter pedindo que o Irã revisse a pena.
- A sentença de retaliação contra Navid Afkari, o assassino de Hassan Turkman, foi executada esta manhã na prisão de Adelabad em Shiraz - afirmou, em comunicado, a TV Estatal do Irã.
De acordo com a imprensa do país, o corpo do atleta não será devolvido a família para evitar manifestações e fortalecer os protestos.