O jornalista espanhol Julio Maldonado, mais conhecido como Maldini, surpreendeu boa parte dos fãs do futebol ao revelar o próprio top 5 de maiores jogadores da história do esporte. Em declaração, o comentarista especializado em futebol internacional da Espanha deixou Pelé fora do topo, o que enfureceu o jornalista brasileiro Milton Neves.
Maldonado defendeu a permanência de Maradona e Messi respectivamente nas duas primeiras posições. Com a opção pelos dois argentinos no topo, o Rei do Futebol apareceu apenas na terceira colocação. A lista foi divulgada em um evento do jornal Marca, da Espanha.
+ Quem é a enteada de Pelé que pode ser reconhecida como filha em divisão da herança
Na visão do comentarista espanhol, o tricampeão mundial com a Seleção Brasileira fica atrás dos ídolos da Argentina pois teoricamente fez "menos história" no futebol internacional. Em justificativa, Maldini aponta que o fato de Pelé nunca ter jogado em um clube europeu pesou para que o brasileiro terminasse na terceira colocação.
Ao se deparar com determinada colocação do jornalista, Milton Neves se revoltou e fez uma publicação em seu blog pessoal, no UOL Esportes, detonando a opinião do espanhol. Em texto publicado, o comunicador brasileiro afirma que Maldini realizou um crime ao apontar Pelé como apenas o terceiro melhor jogador de todos os tempos.
- O senhor Julio Maldonado, com todo respeito, mas vá para o inferno! O que o senhor cometeu com essa tal lista foi, na verdade, um crime! Sim, um crime contra a história da bola. E a justificativa de que 'por nunca ter jogado na Europa, talvez seja menos conhecido' foi a maior idiotice que você já disse em sua vida. Seu burro! - disparou o comunicador brasileiro.
+ Viúva de Pelé abre mão de ser inventariante dos bens do marido e indica Edinho para a função
Quem é Julio Maldonado?
Maldini é um dos jornalistas mais respeitados da Espanha. Ele tem 55 anos e é considerado no país o maior especialista em futebol internacional, com três décadas de carreira. Atualmente é o comentarista principal do canal Movistar para os jogos de Champions League, um dos poucos em evidência que não foi jogador nem técnico.
O comentarista espanhol é um grande entusiasta do futebol além da Europa. Recentemente, em uma entrevista ao jornal "Marca", ele afirmou ter sinal de TVs sul-americanas e de países com futebol menos badalado, como Congo, Gabão e Sudão do Sul para poder acompanhar os jogos internacionais. Ele declara ter mais de 140 mil jogos gravados e ter assistido cerca de 22 mil partidas na vida.