A Justiça manteve em 2ª instância a condenação de estupro ao ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes. Em julgamento realizado nesta quarta-feira (26), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) tomou a decisão de forma unânime. No entanto, o tempo de prisão foi reduzido de 109 anos e oito meses para 28 anos. O ex-treinador vai recorrer da decisão em liberdade. As informações são do "ge".
Fernando foi denunciado pelo Ministério Publico em dois artigos: 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas). Em outubro do ano passado, ele foi considerado culpado em 1ª instância na 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.
A defesa de Fernando ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e extraordinariamente ao Supero Tribunal Federal (STF). O processo corre em segredo de justiça como forma de preservar as vítimas.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
A primeira vítima do processo relatou incômodos com o comportamento inadequado do treinador como comandante da ginástica no Clube Mesc, em 2016. Depois de intensa investigação policial, mais de 40 ginastas revelaram ter sofrido abusos de Fernando entre 1996 e 2016. Dentre eles, quatro são citados no processo como vítimas, enquanto os outros participam do inquérito como testemunhas.