Kayky é vítima de racismo após comemoração no clássico Ba-Vi; Bahia presta queixa
Jovem atacante fez o gol do Triunfo sobre o Vitória no último final de semana
Um torcedor do Vitória publicou na web uma montagem comparando o atacante Kayky, do Bahia, a um macaco, após a comemoração do jogador no clássico Ba-Vi, no último domingo. Após o ato racista, a postagem foi apagada.
O Bahia repudiou a ação e informou que, além de denunciar a conta na rede social, prestou queixa sobre o caso.
Em uma publicação no Twitter, o torcedor postou uma foto da comemoração de Kayky, que imitou uma galinha após o gol marcado no clássico do último domingo. Logo abaixo, ele acrescentou a uma imagem de um macaco, fazendo uma comparação racista entre as duas imagens.
A comemoração de Kayky foi uma direta alusão ao Ba-Vi de 2018, que terminou após uma confusão generalizada que deixou o Rubro-Negro com uma quantidade de jogadores inferior ao mínimo permitido em campo pelas regras. Na ocasião, o jogo foi encerrado com um triunfo tricolor por W.O. Desde então, a galinha tem sido usada em provocações da torcida do Bahia ao rival.
+ São Paulo e PM preparam 'operação de guerra' para receber jogo do Palmeiras no Morumbi
Na manhã desta terça-feira, o Bahia publicou uma nota repudiando a situação, além de informar que registrou a ocorrência.
- Racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. Fizemos a denúncia junto ao Twitter e a mensagem de ódio de um torcedor adversário foi apagada - mas o print é eterno. Conta igualmente denunciada e boletim de ocorrência realizado junto à Polícia Civil da Bahia – diz a publicação do Bahia.
Racismo e injúria racial são crimes imprescritíveis e inafiançáveis. Fizemos a denúncia junto ao Twitter e a mensagem de ódio de um torcedor adversário foi apagada -mas o print é eterno. Conta igualmente denunciada e boletim de ocorrência realizado junto à Polícia Civil da Bahia.
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) January 31, 2023