LaLiga denuncia Google, Cloudflare e X por facilitarem a fraude audiovisual globalmente
A organização espanhola de futebol entrou com uma ação contra empresas de tecnologia
- Matéria
- Mais Notícias
A LaLiga, apresentou uma denúncia ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) alertando sobre o papel de grandes empresas de tecnologia na disseminação da fraude audiovisual. No documento, a entidade aponta que plataformas como Google, Cloudflare e X (antigo Twitter) fornecem infraestrutura que favorece a proliferação de serviços piratas e prejudica a proteção dos direitos autorais.
➡️Após goleadas, Real Madrid é derrotado e pode perder liderança de La Liga
Segundo a organização, essas empresas oferecem serviços como anonimização, redes de distribuição de conteúdo (CDN), hospedagem e indexação de sites ilegais, permitindo que redes de pirataria continuem. A entidade destaca que é fundamental considerar a responsabilidade dessas corporações no cenário global.
-Embora este não seja o foco principal desta submissão, é importante destacar o papel significativo que alguns intermediários sediados nos Estados Unidos, como Google, Cloudflare, Coredeluxe e X (anteriormente Twitter), desempenharam como facilitadores essenciais no contínuo crescimento da pirataria ao longo de 2024 - disse a LALIGA.
➡️ Apesar do domínio, Real Madrid não marca e é derrotado pelo Espanyol
Anteriormente, a LALIGA já havia expressado sua insatisfação com o Google, devido à presença de aplicativos e sites piratas nos resultados de busca e na Google Play Store. A organização espanhola defende que a empresa adote um mecanismo de desindexação global para remover sites e domínios que acumulam um alto número de solicitações de remoção por conteúdo pirateado.
A LALIGA também recomendou a inclusão do Reino Unido e da Alemanha na Priority Watch List do USTR, categoria que reúne países com graves falhas na proteção da propriedade intelectual. A justificativa para essa recomendação está na suposta ligação de sites e serviços piratas a esses territórios.
O USTR analisará a denúncia da LALIGA, juntamente com outras contribuições, para compilar a edição anual do relatório Special 301, que identifica países que demandam atenção especial no combate à pirataria e à violação de direitos autorais.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias